A Sérgio o que é de Sérgio

  • 16-08-2022

Pela calada de um agosto seco, onde os incêndios marcam a agenda, o Governo – que até já tem direito a um diretor de comunicação - acreditou que somos todos parolos. Pior. Tratou-nos como se fossemos um bando de acéfalos, pouco exigentes, habituados ao jogo do vale tudo. Enganou-se.

 

A contratação de Sérgio Figueiredo, ex-diretor de comunicação da TVI, não passou despercebida. É tudo demasiado vergonhoso e atentatório da saúde de um País democrático para passar pelos pingos da chuva. Medina decidiu contratar, a preço de ministro, o homem que lhe garantiu emprego e espaço mediático na TVI e que, mesmo perante sucessivas polémicas, lhe permitiu que fosse escapando ao escrutínio jornalístico.

 

A ida de Sérgio Figueiredo para o Governo só surpreende pelo descaramento e falta de vergonha. Os mais atentos e conhecedores do percurso do jornalista e, em tempos, homem forte do clã EDP, facilmente identificam a proximidade ao PS. Aliás, num momento em que o Governo decidiu lançar uma campanha contra a Ordem dos Enfermeiros, Sérgio Figueiredo esteve na primeira linha, ao permitir que uma reportagem fosse para o ar sem direito a contraditório, atentando contra o meu bom nome e da instituição que dirijo. Sérgio Figueiredo está a ser julgado por isso.

 

Escrevo sobre este tema, mais de uma semana depois da notícia ter sido conhecida, precisamente porque revolta-me a ideia do esquecimento. Não consigo conviver bem com a certeza de que a polémica dura meia-dúzia de dias e, depois, como que por magia ou indiferença social, dissipa-se na espuma dos dias. Não há consequências. Ninguém se exalta para além do hoje, enquanto o amanhã nasce mergulhado na crescente descredibilização da classe política e jornalística.

 

Alguns dos indignados de hoje são os mesmos que ignoraram as denúncias de Ana Leal e da sua equipa de investigação. A jornalista alertou para as limitações que Sérgio Figueiredo impunha à liberdade de investigar e informar. Os sinais estavam lá, mas ninguém quis ver, porque o respeitinho a quem tem poder é muito bonito e, no País do assobio para o lado, poucos são os que ser querem incomodar com estas coisas das Liberdades. (Parece que ninguém na TVI aprendeu nada com o que aconteceu no tempo de José Sócrates).

 

O valor de mercado de Sérgio Figueiredo é inegável. É deste tipo de homens que o poder gosta. Há quem diga que não tem currículo para o novo cargo, mas eu discordo. Para o jeito que dá, o homem tem competência que sobra e está francamente mal pago.

 

 

Artigos mais antigos: 

A Saúde do faz de conta

A culpa é do povo

A estupidificação dos cidadãos

A Saúde não vai de férias

As escusas e a gestão

Tocam as sirenes

O prometido é devido

Todos pela Saúde

Atenção aos sinais 

Um Governo para o PS

Sem respeito e sem vergonha

Medo e silêncio 

Há sempre a rua 

Perigo absoluto

Já passaram seis anos 

O desnorte

O choque 

Pandemia da desumanidade 

É oficial, estão em campanha 

Oportunidade perdida 

Neste não, só no próximo Orçamento

Ordens para calar

Dois mundos, uma vacina

Pisar o risco 

Um país que corre atrás 

Primeiro a ciência 

As crianças podem esperar 

Pela força não há argumentos

Sem foco

É só bola 

Um alerta global 

É possível outro caminho

Não há bazucas grátis

Vacine-se 

A culpa já morre solteira

Ministra da injustiça 

Desconfinar a duas vozes

Proibido voltar a falhar

Sinais de liderança

Não vacinem chicos-espertos

Não temos mais Enfermeiros

Vacina, Amor e Democracia

Tudo pelo ar

Um orçamento contra os Enfermeiros 

O tempo da vergonha

Perdemos tempo e oportunidades

Um risco de subsídio

Mal pagos, sim!

No papel está muito bem

Vem aí o Inverno

Não se deixem distrair

Os homens também choram

Não debater para não pensar

O inferno a olho nu

E se ficarmos sem Enfermeiros?

A ver passar aviões

E o plano para a Saúde?

Um golo para todos

A manta continua curta

Enquanto o telefone toca em Londres

É urgente valorizar quem cuida

Proteger e testar

Hora de confiar

E a inquietação

Sem memória e sem culpa

Com chá e bolos

Oportunidade perdida