-
01-10-2026
Cerimónia de Vinculação à Profissão da Região Autónoma da Madeira

76 novos enfermeiros da Secção Regional da Região Autónoma da Madeira (RAM) receberam, esta quarta-feira, 30 de setembro, as suas cédulas profissionais e realizaram o juramento na tradicional Cerimónia de Vinculação à Profissão, que decorreu na Fortaleza de São Tiago, no Funchal.
O momento simbólico, que assinala a entrada formal dos novos enfermeiros na profissão e a sua vinculação à Ordem dos Enfermeiros, contou com a presença do Bastonário, Luís Filipe Barreira, da presidente da Secção Regional da RAM, Teresa Espírito-Santo, de outros representantes da OE, bem como da secretária Regional da Saúde e Proteção Civil da RAM, Micaela Freitas, em representação do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.
Na sua intervenção, Luís Filipe Barreira destacou a importância de a Região continuar a criar condições para que os enfermeiros possam “construir o seu futuro na Região”. O Bastonário referiu ainda que “a Região Autónoma da Madeira tem uma realidade muito própria, que coloca exigências particulares à prestação de cuidados de saúde”: “A insularidade exige uma resposta em saúde que tenha em conta as necessidades de cada pessoa e as condições em que vive.”

A terminar, deixou uma palavra de apoio aos novos enfermeiros, que iniciam agora esta etapa do seu percurso profissional, reforçando a proximidade da Ordem dos Enfermeiros e a sua disponibilidade para os acompanhar: “A Secção Regional da Região Autónoma da Madeira da Ordem dos Enfermeiros é uma estrutura próxima, a quem podem dirigir dúvidas e apresentar propostas. Eu próprio, enquanto Bastonário, estarei sempre disponível para vos ouvir, por mensagem, e-mail ou até pessoalmente.”
Luís Filipe Barreira apelou, por fim, à participação ativa dos enfermeiros da RAM na Ordem dos Enfermeiros, incentivando-os a dar a conhecer as dificuldades que enfrentam no terreno e a contribuir para a procura de soluções.
Veja as fotos do evento aqui.





