Perigo absoluto

  • 01-02-2022

Os portugueses escolheram a estabilidade. O PS terá quatro anos de caminho livre para governar, sem desculpas ou crises fabricadas à medida da sua ambição eleitoral. A esquerda uniu-se em torno de António Costa para terminar com os bodes expiatórios da governação dos últimos anos.

 

Acabou-se o tempo do faz de conta. Perante uma governação apoiada por uma maioria absoluta, o PS não pode continuar a fazer de conta que quer fazer, reformar e valorizar os serviços públicos. Chegou o tempo do tudo ou nada. Este PS quer, ou não, reformar o Serviço Nacional de Saúde, dignificar os seus profissionais e garantir que milhões de portugueses não continuam excluidos do acesso a cuidados básicos? Este PS quer, ou não, reconhecer o profissionalismo e o esforço dos enfermeiros? Tenho sérias dúvidas. Há, na agenda socialista, outras prioridades.

 

Em clima de maioria absoluta, os desafios acompanham os medos. A última memória do tempo de poder absoluto abafa qualquer suspiro de esperança. No largo do Rato, os olhos do aparelho já reflectem os milhões de Bruxelas, como nos desenhos animados. Agitam-se os amigos, os boys, e a rede de contactos que saliva com o que aí vem. Resmas de euros. Resmas de oportunidades que, à boa maneira socialista, devem acabar na mão dos mesmos de sempre.

 

A maioria absoluta é muitas vezes inimiga da Liberdade. António Costa fala em diálogo na noite eleitoral, mas a história dá-nos todas as razões para desconfiar. Sem poder absoluto, Costa e o seu governo perseguiram uma Ordem Profissional porque cumpria o seu dever, denunciou enfermeiros que se manisfestavam livremente e nunca se conformou com a minha inquietação. Alguém consegue imaginar o que será, agora, com maioria absoluta?

 

Os tempos que aí vêm pedem uma sociedade civil vigilante e crítica, uma oposição decidida e orgãos de comunicação social independentes, livres e corajosos. A verdade é que o clima que se vive em Portugal deixa-me apreensiva sobre o exercício do poder sem contraditório. Os dias que se aproximam serão particularmente exigentes para todos aqueles que se recusam a aceitar sem questionar e que preferem a denúncia ao silêncio.

 

Cá em casa, enquanto escrevo, toca uma das minhas músicas preferidas. “Mesmo na noite mais triste, em tempo de servidão, há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não.”

 

Artigos mais antigos: 

Já passaram seis anos 

O desnorte

O choque 

Pandemia da desumanidade 

É oficial, estão em campanha 

Oportunidade perdida 

Neste não, só no próximo Orçamento

Ordens para calar

Dois mundos, uma vacina

Pisar o risco 

Um país que corre atrás 

Primeiro a ciência 

As crianças podem esperar 

Pela força não há argumentos

Sem foco

É só bola 

Um alerta global 

É possível outro caminho

Não há bazucas grátis

Vacine-se 

A culpa já morre solteira

Ministra da injustiça 

Desconfinar a duas vozes

Proibido voltar a falhar

Sinais de liderança

Não vacinem chicos-espertos

Não temos mais Enfermeiros

Vacina, Amor e Democracia

Tudo pelo ar

Um orçamento contra os Enfermeiros 

O tempo da vergonha

Perdemos tempo e oportunidades

Um risco de subsídio

Mal pagos, sim!

No papel está muito bem

Vem aí o Inverno

Não se deixem distrair

Os homens também choram

Não debater para não pensar

O inferno a olho nu

E se ficarmos sem Enfermeiros?

A ver passar aviões

E o plano para a Saúde?

Um golo para todos

A manta continua curta

Enquanto o telefone toca em Londres

É urgente valorizar quem cuida

Proteger e testar

Hora de confiar

E a inquietação

Sem memória e sem culpa

Com chá e bolos

Oportunidade perdida