1ª Edição do Programa LPM

1ª Edição do Programa LPM

Apresentações dos Grupos da 1ª Edição do Programa LPM™

Consulte as apresentações feitas pelos Grupos durante a Cerimónia de Encerramento da 1ª Edição do Programa LPM.

«Cois@» - Líder Enf.º Nelson Guerra

«Teleenfermagem no Cuidar» - Líder Enf.º Amilcar Carvalho

«PROLEPSES» - Líder Enf.ª Helena Almeida

«Multiculturalidade – Perspectivas da Enfermagem: Contributos para Melhor Cuidar» - Líder Enf.ª Margarida Santos

«Aldeia Saudável» - Líder Enf.ª Emília Carneiro

Cerimónia de Graduação da 1ª Edição do Programa «Liderança para a Mudança™»

(2009-01-22)

Realizou-se no passado dia 4 de Dezembro a cerimónia de graduação dos 30 formandos que participaram na 1ª Edição do Programa «Liderança para a Mudança™». Este evento, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa contou com as presenças da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Enf.ª Maria Augusta Sousa, da presidente do ICN, Enf.ª Hiroko Minami, do Secretário de Estado e Adjunto da Saúde, Dr. Francisco Ramos, da Directora cessante do Programa Liderança Para a Mudança do ICN, Enf.ª Stephanie Ferguson, da actual Directora, Enf.ª Paddie Blaney.

A cerimónia de graduação da da 1ª Edição do Programa «Liderança para a Mudança™» marcou o final de um processo formativo que teve início em 2007 e que englobou a participação em quatro workshops que se realizaram entre Lisboa e Porto. Estiveram presentes no evento, que antecedeu a realização da I Conferência de Regulação da Ordem dos Enfermeiros, inúmeros convidados, entre membros dos órgãos sociais da OE e mentores dos formandos, que os acompanharam neste processo de aprendizagem.

Durante este evento, os líderes dos cinco grupos de formandos tiveram oportunidade de apresentar as conclusões do trabalho desenvolvido em grupo. A cerimónia terminou com a entrega de diplomas que reconheceram o trabalho desenvolvido não só pelos participantes, mas também o apoio aprestado por cada um dos mentores que amavelmente aceitaram ajudar nesta iniciativa.

Fotografias da Cerimónia de Graduação:

 

  Enf.ª Hiroko Minami, presidente do ICN, com a Enf.ª Maria Augusta de Sousa, Bastonária da OE Aspecto da mesa da presidência da Cerimónia Assistência da Cerimónia de Encerramento
 Enf.º Amilcar Carvalho, líder do Grupo Telenfermagem no Cuidar Enf.ª Margarida Santos, líder do Grupo Multiculturalidade - perspectivas da Enfermagem Enf.ª Emília Carneiro, líder do Grupo Aldeia Saudável
 Enf.ª Helena Almeida, líder do Grupo Ambientes Favoráveis à Prática Enf.º Nelson Guerra, líder do Grupo Cois@ Enf.ª Maria Augusta de Sousa, Bastonária da OE


 

ICN faz alteração na direcção do Programa «Liderança Para a Mudança™» (LPM)

O International Council of Nurses (ICN) no ano 2008, por altura do encerramento da 1ª Edição do Programa LPM, fez na sua estrutura organizacional, uma alteração na direcção do Programa LPM. A Enf.ª Stefanie Ferguson, até então Directora do Programa LPM, deixa o seu cargo dando lugar à Enf.ª Paddie Blaney a actual Directora do LPM.

Patricia (Paddie) Blaney

 Paddie Blaney, Directora do Programa LPM 

1981 - Enfermeira, Irlanda do Norte

1996 - Curso de Enfermagem [BSc (Hons)], Universidade de Manchester, Inglaterra

2001 - Mestrado em Aspectos Legais da Prática Médica, Universidade de Cardiff, País de Gales.

Exerceu Enfermagem em serviços de ortopedia, traumatologia, cirurgia geral e cuidados intensivos. Após quase sete anos como enfermeira-chefe, trabalhou no Departamento de Finanças e Aprovisionamento de um hospital distrital de grandes dimensões.

Exerceu um cargo de direcção no Departamento de Saúde na Irlanda do Norte, tendo a seu cargo a regulação profissional, educação, recursos humanos, investigação e desenvolvimento.

Foi Directora Executiva do Conselho de Prática e Educação da Irlanda do Norte para a Enfermagem e Enfermagem Obstétrica, organismos que se dedica ao apoio do exercício, educação e desenvolvimento profissional, antes de assumir o cargo de Consultora de Enfermagem no ICN.

 

Cerimónia de Encerramento do Programa Liderança Para a Mudança apresenta projectos inovadores no âmbito da Enfermagem

(28-11-2008)

A anteceder a abertura da I Conferência de Regulação decorrerá, no dia 4 de Dezembro, a Cerimónia de Encerramento do 1º Curso do Programa Liderança Para a Mudança, uma iniciativa promovida em parceria pela Ordem dos Enfermeiros e pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses - ICN).

A sessão, que terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa, tem início marcado para as 10H00 e contará com as presenças da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Enf.ª Maria Augusta Sousa, a Presidente do ICN, Enf.ª Hiroko Minami, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Francisco Ramos, a Directora cessante do Programa Liderança Para a Mudança, Enf.ª Stefanie Ferguson, e a actual directora Enf.ª Paddie Blaney.

Este evento marca o fim de um percurso formativo de 30 enfermeiros que procuraram melhorar as suas capacidades de liderança e gestão. Ao longo da manhã os participantes terão a oportunidade de dar a conhecer os resultados dos cinco projectos de grupo que desenvolveram e que apresentamos de seguida:

«Cois@» Este projecto materializa-se, numa primeira fase, por um site, através do qual se procurará intervir em três eixos fundamentais dentro da comunidade Lusófona: apoio ao empreendedorismo na Enfermagem; e-learning / formação de apoio à prática de cuidados; apoio à investigação em Enfermagem.
Para o desenvolvimento deste projecto foi criada a APIOS, uma IPSS, responsável pelo desenvolvimento de parcerias a nível nacional e na CPLP.

«Teleenfermagem no Cuidar» -A prestação de cuidados aos cidadãos utilizando a teleenfermagem, permite diminuir os custos com a saúde, melhorar a continuidade e proximidade dos cuidados aos cidadãos, com patologia respiratória, ostomizados, com doença oncológica e na área de Saúde Infantil e Pediátrica. Com esta experiência, obtiveram-se resultados de relevo ao nível do conhecimento sobre técnicas de reabilitação pulmonar, utilização dos dispositivos para ostomia, manipulação de cateteres, bem-estar e satisfação de todas as partes envolvidas. Trata-se de uma nova forma de oferecer os cuidados mais especializados no local de residência dos doentes e família.

«PROLEPSES» - Reconhecida a importância de aplicar o instrumento de acção proposto pelo ICN - «Avaliação do Ambiente de Trabalho dos Enfermeiros» - como estratégia essencial para a consecução de ambientes favoráveis à prática, na posse de dados resultantes da aplicação de tal instrumento relevamos: Consciencialização dos enfermeiros gestores envolvidos para o diagnóstico da situação dos ambientes de trabalho; reflexão e implementação de estratégias conducentes a ambientes favoráveis à prática. Ainda assim, o grupo PROLEPSES recomenda a adaptação e validação do instrumento referido à cultura portuguesa.

«Multiculturalidade – Perspectivas da Enfermagem: Contributos para Melhor Cuidar» - A globalização e a mobilidade das pessoas aumentaram sem precedentes os contactos entre as culturas e a coabitação entre diferentes modos de vida. Impõe-se pensar em modelos interventivos adequados às novas necessidades da sociedade onde a posição relativa atribuída ao utente dos serviços de saúde está no centro dos cuidados, reservando-lhe um papel activo e decisivo. «Multiculturalidade – Perspectivas da Enfermagem: Contributos para melhor Cuidar», é uma obra planeada para a indispensável reflexão da prática e do exercício da Enfermagem.

«Aldeia Saudável» - Projecto centrado no cidadão, assenta nas áreas estratégicas de: promoção de mecanismos de participação dos cidadãos, comportamentos e estilos de vida saudável, contexto ambiental e melhoria de acesso a cuidados de saúde.

 

Encerramento da 1ª Edição do Programa Liderança Para a Mudança

(2008-11-17)

No próximo dia 4 de Dezembro de 2008 vai decorrer em Lisboa, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL), a Cerimónia de Encerramento da 1ª Edição do «Liderança para a Mudança™», uma iniciativa promovida em parceria pela Ordem dos Enfermeiros e pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses – ICN).

Este evento marca o fim de um percurso formativo iniciado, no início de 2007, por 31 enfermeiros que procuraram melhorar as suas capacidades de liderança e gestão. Estes profissionais ficaram, assim, melhor preparados para enfrentarem os desafios relacionados com estas questões com que se deparam diariamente nos seus locais de trabalho.

Estarão presentes nesta ocasião a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Enf.ª Maria Augusta Sousa, a presidente do ICN, Enf.ª Hiroko Minami, a Directora cessante do Programa Liderança Para a Mudança do ICN, Enf.ª Stefanie Ferguson, a actual Directora, Enf.ª Paddie Blaney.

Os participantes da 1ª Edição do Programa «Liderança para a Mudança™» terão também a oportunidade de apresentar publicamente os resultados dos projectos de grupo desenvolvidos ao longo desta actividade formativa.

De realçar que o Programa «Liderança para a mudança™» é uma iniciativa criada pelo International Council of Nurses (ICN) que tem vindo a ser desenvolvida com sucesso em vários países e que a Ordem dos Enfermeiros se associou.

Consulte aqui o programa deste evento.

 

Candidatos seleccionados para o Programa Liderança Para a Mudança

O Conselho Consultivo do Programa Liderança para a Mudança da Ordem dos Enfermeiros, reuniu, no dia 5 de Dezembro de 2006, na sede da Ordem dos Enfermeiros, para seleccionar os participantes no programa.

 

Ministro elogia enfermeiros e solicita informações regulares sobre o programa de formação «Liderança para a Mudança»

A Enfermagem «é a profissão que mais cedo está a trabalhar no processo de reforma da Saúde em Portugal». Foi desta forma que o Prof. Correia de Campos, Ministro da Saúde, concluiu a sua intervenção na sessão de lançamento do Curso «Liderança Para a Mudança» (LPM), que decorreu hoje, 13 de Novembro, no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa.

Falando para mais de uma centena de enfermeiros e dirigentes da Saúde, o governante lembrou as três áreas prioritárias da mudança do Sistema de Saúde: Cuidados de Saúde Primários; Cuidados Continuados ao Idoso e a Pessoas em Situação de Dependência; Maior Eficiência na Gestão do Sistema. Ao empreender um curso com as características do LPM, a Ordem dos Enfermeiros está a contribuir para que haja mais pessoas «a ajudar a gerir a mudança», afirmou.

Considerando que os enfermeiros «são líderes naturais» - algo que se encontra patente no dia-a-dia das instituições de saúde - o Prof. Correia de Campos aproveitou a presença dos responsáveis pelo curso para solicitar o acesso de informação regular sobre cada workshop do LPM, bem como sobre a avaliação que se fará no final dos dois anos de formação.

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros também salientou a importância desta iniciativa, declarando que «uma liderança mais lúcida e mais sábia pode ajudar os enfermeiros a participarem activamente nos processos de mudança». A Enf.ª Maria Augusta Sousa pediu ainda um compromisso político por parte dos responsáveis, «para que nas organizações de Saúde haja disponibilidade para acolher um processo que, sendo individual, terá reflexos directos no colectivo».

Recorde-se que o LPM consiste num programa de aprendizagem activa para o desenvolvimento dos enfermeiros como líderes e gestores efectivos num ambiente de saúde em mudança constante. Trata-se de uma iniciativa do International Council of Nurses (ICN) que vai ser implementada no nosso País pela Ordem dos Enfermeiros.

As inscrições para as 35 vagas criadas nesta primeira fase do programa decorrerão entre 15 e 30 de Novembro e destinam-se a ser preenchidas por 10 enfermeiros do Norte, 8 do Centro, 13 do Sul, 2 da Região Autónoma dos Açores e 2 da Região Autónoma da Madeira. Três vagas serão preenchidas por docentes de Enfermagem, sendo que as restantes serão equitativamente distribuídas por profissionais a exercer em centros de saúde e hospitais. Existem ainda critérios relativos ao género: 70% das vagas serão atribuídas a elementos do sexo feminino.

O curso «Liderança para a Mudança» visa melhorar a efectividade no desenvolvimento de políticas e planeamento para a saúde; na liderança e gestão dos serviços de Enfermagem e de saúde; no desenvolvimento de serviços de Enfermagem efectivos em termos de custos; na preparação dos futuros gestores e líderes (enfermeiros e não enfermeiros) e na sustentabilidade do desenvolvimento, entre outros aspectos.

O LPM encontra-se estruturado em quatro workshop, estando os mesmos previstos para Janeiro e Julho de 2007, Janeiro de 2008 e Janeiro de 2009, alternando a sua realização entre as cidades de Lisboa e Porto.

 

1ª Edição do Programa «Liderança para a Mudança»

A Ordem dos Enfermeiros dará início, em Janeiro de 2007, ao programa «Liderança para a Mudança™» (LPM), cuja sessão de lançamento pública ocorrerá em 13 de Novembro de 2006, com a presença do Prof. Doutor Correia de Campos, Ministro da Saúde.

As candidaturas para frequência do programa decorrem até às 24 horas de 30 de Novembro de 2006.

Trata-se de um programa de formação / acção para o desenvolvimento dos enfermeiros como líderes e gestores efectivos num ambiente de saúde em mudança constante.

Esta é uma iniciativa do International Council of Nurses (ICN) que tem vindo a ser desenvolvida em vários países, com assinalável sucesso, e que a Ordem dos Enfermeiros decidiu concretizar em Portugal.

As candidaturas serão apreciadas pelo Conselho Consultivo do programa que seleccionará 35 participantes.

O Conselho Consultivo é constituído por:

António Manuel Silva
Conselho Directivo da OE, Coordenador, Comissão Executiva do Programa LPM™
Margarida Filipe
Conselho Directivo da OE, Comissão Executiva do Programa LPM™
Nelson Guerra
Conselho Directivo da OE, Comissão Executiva do Programa LPM™
Paulo Parente
Presidente do Conselho Directivo da Escola Superior de Enfermagem de São João
Filipe Marcelino
Enfermeiro Chefe dos Hospitais da Universidade de Coimbra
Sérgio Carvalho
Enfermeiro Supervisor da Sub-Região Saúde Portalegre
Cristina Correia
Representante do Ministério da Saúde, Enfermeira Chefe

Para selecção dos candidatos o Conselho Consultivo já estabeleceu alguns requisitos obrigatórios, critérios preferenciais de selecção e específicos de constituição do grupo final de participantes.

Requisitos obrigatórios para aceitação da candidatura:

Ser membro da OE com a inscrição em vigor e cédula profissional válida
Ter o mínimo de 10 anos de exercício profissional
Ter pelo menos mais 10 anos de vida profissional activa
Ter o mínimo de dois anos de gestão continuada de serviços de enfermagem e/ou liderança de equipas ou projectos
Assinar um contrato de compromisso de empenhamento e assiduidade durante os dois anos de duração do programa

Critérios preferenciais de selecção:

  • Participação activa em associações profissionais, cívicas ou políticas
  • Formação pós-graduada com mínimo de um ano de duração (Enfermagem / gestão)
  • Liderança de projectos
  • Tempo de serviço
  • Outras actividades que tenham contribuído para o desenvolvimento da Enfermagem e / ou dos serviços de saúde

Critérios específicos de constituição do grupo:

24 enfermeiras; 11 enfermeiros

  • 2  da Secção Regional dos Açores
  • 8 da Secção Regional do Centro
  • 10 da Secção Regional do Norte
  • 2 da Secção Regional da Madeira
  • 13 da Secção Regional do Sul

 

  • 16  que desempenhem funções nos Cuidados Saúde Primários
  • 16 que desempenhem funções nos Cuidados Hospitalares
  • 3 enfermeiros que desempenhem funções em estabelecimentos onde é leccionado o Curso de Licenciatura em Enfermagem

Para selecção dos três enfermeiros que desempenham funções docentes foi dirigido um convite a todos os estabelecimentos onde é leccionado o Curso de Licenciatura em Enfermagem à apresentação da candidatura de apenas um dos seus docentes. Os três participantes serão seleccionados da totalidade de candidaturas submetidas por cada uma das escolas.

No caso de não serem submetidas 35 candidaturas ou de o Conselho Consultivo considerar que os candidatos não preenchem os requisitos necessários, o programa poderá funcionar com um número de participantes inferior.

A lista de candidatos admitidos ao programa será divulgada na página da Ordem dos Enfermeiros no dia 11 de Dezembro de 2006. Os participantes serão contactados individualmente.

Não há possibilidade de recurso das decisões do Conselho Consultivo.

Calendarização do programa:

  • Workshop 1 (Lisboa): 8-12 Janeiro 2007
  • Workshop 2 (Porto): 8-17 Julho 2007
  • Workshop 3 (Lisboa): 6-14 Janeiro 2008
  • Workshop 4 (Porto): 11-20 Janeiro 2009
    (3 dias completos workshop LPM e 5 dias workshop Formação de Formadores (FDF))

No decurso do programa serão seleccionados até 10 participantes para frequência da Formação de Formadores do programa «Liderança para a Mudança™».

O programa decorrerá em inglês, sendo assegurada interpretação sequencial para português. Apesar de todos os textos oficiais de apoio ao programa sejam fornecidos em português é possível que alguns textos sejam fornecidos em inglês, francês ou espanhol (línguas oficiais do ICN).

Todas as actividades do programa decorrerão sob a orientação directa da Prof. Dr. Stephanie Ferguson.

Stephanie Ferguson

Stephanie Ferguson, Antiga Directora do LPM  

1985 - Enfermeira, USA
1987 - Mestrado em Enfermagem, USA
1996 - Doutoramento em Enfermagem, USA

Especialista clínica em peri e neonatologia

Docente em cursos de enfermagem em diversas universidades e coordenadora do programa de doutoramento em enfermagem da Universidade de George Mason, USA

Trabalhou como consultora na Casa Branca, no Departamento de Saúde dos USA, no Departamento da Defesa, na Cruz Vermelha Internacional, na Organização Pan-Americana de Saúde

Pode consultar aqui informação detalhada sobre o programa.
 
Descarregue o boletim o boletim de candidatura.

 

adomingos