SRRAAOE

Ordem valoriza suspensão da greve em São Miguel e apela à sua extensão a toda a região

• 07-05-2024

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRRAOE) tomou conhecimento da decisão do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses de suspender, especificamente na Ilha de São Miguel, a greve que havia sido decretada para 10 de maio, justificando esta suspensão com o incêndio ocorrido no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada e a consequente declaração do Estado de Calamidade Pública.

A SRRAAOE valoriza esta iniciativa e apela a que se repense a sua possível extensão a toda a região, uma vez que as consequências deste grave acontecimento já se fazem sentir significativamente nas restantes ilhas do nosso arquipélago, prevendo-se que o seu impacto se continue a propagar.

O Presidente do Conselho Diretivo Regional da SRRAAOE, Pedro Soares, esclarece que “apesar de a reorganização de serviços, ação e apoio a toda a situação estar concentrada na ilha de São Miguel, devemos atender ao facto que outras instituições de outras ilhas estão igualmente já a apoiar. E é nessa onda de solidariedade tão característica do ser ilhéu, que todos os Enfermeiros Açorianos dizem presente e se mostram disponíveis para colaborar.”

Pedro Soares elogia a dedicação e entrega dos Enfermeiros dos Açores e refere que “a Enfermagem Açoriana enfrenta mais uma difícil batalha, num combate ímpar em prol da nossa população e do nosso sistema regional de saúde. Nos últimos dias tenho assistido no terreno a uma entrega individual e coletiva na reorganização dos cuidados e apoio à nossa população como poucos algum dia conseguirão, na certeza de um caminho sinuoso e incerto a percorrer. Este é o tempo de não deixarmos ninguém sozinho, é o tempo de juntos fazermos o que melhor sabemos, estarmos pela nossa população!”

A SRRAAOE esclarece que não é seu objetivo imiscuir-se ou intervir em questões sindicais que não sejam da sua competência e clarifica que esta sugestão surge apenas como um apelo à necessidade de, neste momento, a classe estar concentrada exclusivamente no cuidar da nossa população e na defesa do seu bem-estar.