Ordem no Terreno

Ordem apela à criação urgente de incentivos à fixação de Enfermeiros

• 16-06-2022

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros encontra-se em visita à Ilha das Flores, retomando o seu plano de visitas a todas as ilhas e a cada instituição da região onde são prestados cuidados de enfermagem. Este plano, que foi fortemente condicionado por todas as vicissitudes decorrentes da pandemia de COVID-19, pode finalmente ser gradualmente retomado, cumprindo os desígnios desta equipa. Esta iniciativa foi assegurada por elementos do Conselho Diretivo Regional e do Conselho de Enfermagem Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros e ocorreu hoje, dia 15 de junho.

Na visita realizada à Unidade de Saúde da Ilha das Flores, foi possível reunir com o Conselho de Administração, com a Senhora Enfermeira Diretora Eunice Lima e com a respetiva equipa de enfermagem. No âmbito desta visita, o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, declarou: “Aquilo que observamos nas Flores é um exemplo claro de falta de Enfermeiros e da dificuldade que existe em muitas das nossas ilhas em cativar e fixar estes profissionais. Já o fizemos várias vezes, hoje alertamos novamente para a necessidade urgente de serem criadas condições para alterar esta situação, sendo que atualmente os Florentinos não têm os cuidados de excelência a que têm todo o direito. Por exemplo, não é possível, com os recursos atuais, trabalharmos em programas de prevenção da doença.”

O Enfermeiro Pedro Soares explicou, ainda, que “foi possível visitar as instalações da USIF, conversar com os Enfermeiros, observar procedimentos, e claramente há situações a mudar e que iremos monitorizar nos próximos tempos. É uma equipa relativamente nova, que demonstra um grande profissionalismo perante as condições que lhes são oferecidas. Precisamos, no entanto, de criar condições para acesso à formação profissional e reciclagem de conhecimentos.”

“Termino esta visita muito preocupado e farei chegar rapidamente à tutela os pontos que urgem ser alterados!”, concluiu Pedro Soares.

Apesar da deslocação já realizada por esta Secção Regional à Ilha das Flores no ano de 2021, os seus recursos estiveram nessa altura fortemente mobilizados para a operação de vacinação que então decorria. Admitindo que a situação pandémica assim o permitirá, ao longo dos próximos meses a Ordem continuará a percorrer as restantes ilhas e instituições, conforme previamente planeado.

CDR/PS/cf