SRRAAOE

Ordem e Proteção Civil alinham acordo para cooperação em catástrofe

• 19-04-2024

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) reuniu hoje, dia 19 de abril, com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Este encontro, que teve lugar em Angra do Heroísmo, contou com a presença do senhor Presidente do SRPCBA, Rui Andrade, bem como do respetivo Vice-Presidente, Bruno Nogueira. A SRRAAOE foi representada pelo Presidente do Conselho Diretivo Regional, Pedro Soares, e pela respetiva Vogal, Catarina Freitas.

No âmbito deste encontro, foi possível alinhar uma colaboração entre as duas entidades em situações de catástrofe na região, bem como abordar questões relacionadas com a presença dos enfermeiros nos serviços oferecidos pela SRPCBA.

À saída do encontro, o Presidente da SRRAAOE, Pedro Soares, destacou que “numa região como a nossa, com todas as suas particularidades, a colaboração entre todos é fundamental no trabalho em prol da nossa população. Deixámos na mesa a proposta da criação de um protocolo de colaboração, no sentido de construirmos respostas ainda mais eficazes.”

Segundo Pedro Soares, “a Ordem dos Enfermeiros disponibilizou-se para promover um circuito de comunicação e colaboração em situação de catástrofe, no sentido de serem alocadas, caso seja necessário, equipas de enfermagem com competências em emergência que estejam baseadas em qualquer ponto da região. Situação que julgamos vantajosa numa região onde os recursos são limitados e dispersos, sendo que nós hoje conseguimos saber onde estes estão.”

“Foi ainda importante perceber a importância dos enfermeiros no SRPCBA, uma equipa com conhecimentos técnicos e científicos fundamentais para o sucesso das operações, com um papel vital na organização!”, concluiu Pedro Soares.