Conselho de Enfermagem Regional

Dia Mundial do Cancro do Pulmão

  • 01-08-2022

O Cancro do Pulmão é a forma de cancro mais letal para a humanidade, representando 18,4% dos casos de morte por doença cancerígena. Aquando do diagnóstico, mais de 60% dos doentes estão em fase avançada e apenas 16% sobrevivem mais de cinco anos, após o diagnóstico.


Ainda não existe causa para o cancro do pulmão, mas são conhecidos alguns fatores de risco, sendo alguns deles modificáveis, nomeadamente, a exposição ocupacional a substâncias causadoras da doença (ex: crómio, arsénico, radão) e o tabagismo (responsável por cerca de 87% dos casos).


São sinais de alerta, sobretudo se em fumador ou ex-fumador: tosse persistente ou alteração das suas características habituais, podendo ser acompanhada de expetoração mucosa ou mucopurulenta; expetoração com sangue ou com fios de sangue que persiste dias ou semanas; dor torácica desconfortável; cansaço progressivo; falta de apetite e perda de peso.


Sendo o cancro do pulmão resultante da agressão ambiental em 90% dos casos, e destes, 80% relacionados com o tabagismo (ativo ou passivo) e face à quase ineficácia dos tratamentos, em cerca de 90% dos tumores, a prevenção assume um papel primordial.


A resposta a esta problemática exige uma intervenção interdisciplinar, onde o enfermeiro desempenha um papel essencial na educação e sensibilização da população para a prevenção, incluindo a adoção de hábitos de vida saudáveis; a deteção precoce de sinais de alerta e de fatores de risco, com eliminação dos modificáveis, e a prestação de cuidados ao utente e família, desde a fase aguda à reabilitação.


Fontes: Fundação Portuguesa do Pulmão; CUFF; Liga Portuguesa Contra o Cancro; Sociedade Portuguesa de Pneumologia.


Enfermeira Sofia Machado Sousa

Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica
Enfermeira na Unidade de Cuidados Continuados Integrados do Centro de Saúde da Vila Franca do Campo - USISM

CER/ZM/cf