Plano Regional de Saúde

Ordem congratula inclusão de temas fundamentais por si defendidos

• 05-04-2024

O Presidente do Conselho Diretivo Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, participou hoje, dia 5 de abril, na apresentação do Plano Regional de Saúde 2030.

Esta apresentação, promovida pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, teve lugar no Capela do Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo, assinalando o dia em que este plano é igualmente submetido a consulta pública.

Na sequência deste acontecimento, o Enfermeiro Pedro Soares referiu que “estamos perante um marco significativo para os Açores, naquele que deve ser um compromisso renovado com a saúde de todos os açorianos. Vejo no Sistema Regional de Saúde atual, a necessidade de uma abordagem estratégica e integrada para alcançar objetivos de desenvolvimento sustentável da saúde na região. Defendo um Plano Regional de Saúde alinhado com os princípios e metas duma agenda que se quer global, assegurando acessibilidade e eficácia. Espero que não seja um documento estático, que capacite e envolva todos os intervenientes, dentro e fora do setor da saúde, na sua execução.”

“Congratulo a inclusão de diversas matérias que na Ordem dos Enfermeiros vimos defendendo para os Açores, nomeadamente o desenvolvimento de cuidados de saúde mais centrados nos cuidados primários, particularmente com a implementação do Enfermeiro de Família, a aposta na literacia em saúde, a saúde escolar, entre outras temáticas que apresentámos a seu tempo à tutela como fundamentais num sistema mais virado para a prevenção, sem esquecer o desenvolvimento global de toda a saúde”, explicou Pedro Soares.

O Presidente do Conselho Diretivo Regional salientou também que “um plano regional de saúde não deve ser visto como um compromisso político, mas sim um balizar da ação para todos os profissionais, cidadãos e organizações, porque nele devem estar delineadas estratégias claras para garantir o acesso equitativo aos cuidados de saúde, promover estilos de vida saudáveis e fortalecer o sistema de saúde da região, no sentido de enfrentarmos os desafios presentes e futuros, de forma mais saudável e sustentável para todos.”