Conselho de Enfermagem Regional

Dia Mundial da Doença de Parkinson

  • 11-04-2022

O Dia Mundial da Doença de Parkinson celebra-se a 11 de abril em homenagem a James Parkinson, que nasceu neste dia em 1755 e foi o primeiro a descrever a "paralisia agitante”, que mais tarde viria a ser denominada Doença de Parkinson. O objetivo é informar e consciencializar para esta doença que afeta 1% da população mundial acima dos 65 anos, de modo a promover a procura de ajuda atempada e melhorar a qualidade de vida da pessoa e família. 

 

Passados mais de 250 anos da sua descrição inicial, a causa exata ainda é desconhecida, mas supõe-se ser multifatorial. Trata-se de uma patologia neurológica degenerativa e progressiva do sistema nervoso central que afeta a função motora. No âmbito das doenças neurodegenerativas é a segunda mais comum, atingindo cerca de 20 000 portugueses.

 

Manifesta-se e progride de modo diferente em cada doente, mas em 70% dos casos começa por tremor localizado, geralmente a um membro superior quando em repouso, seguindo-se o outro membro do mesmo lado. Este tremor pode ficar limitado a metade do corpo durante meses ou anos e só depois se estender ao outro lado. Além dos tremores, os sintomas mais comuns são rigidez muscular, lentificação motora e alterações na fala e escrita. Podem ainda apresentar sintomas não motores, como dores, cansaço, depressão, insónia, alteração de memória e tonturas, entre outros.

 

Infelizmente ainda não existe cura, mas existem medicamentos que controlam os sintomas e também práticas, como fisioterapia e terapia ocupacional, que ajudam na melhoria da atividade funcional da pessoa. Sendo a causa desconhecida, a prevenção passa pelo exercício físico, alimentação equilibrada e com antioxidantes e estimulação cerebral.

 

Em Portugal, existe a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson que funciona em ligação com outras associações europeias idênticas e cujo papel é fornecer apoio aos doentes e familiares.

 

Enfermeira Sara Castro

 

Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, membro suplente do Conselho de Enfermagem Regional da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros

CER/SC/cf