Conselho de Enfermagem Regional

Dia Mundial da Diabetes

  • 14-11-2022

A diabetes é uma doença metabólica crónica e progressiva, que se caracteriza por níveis elevados de glicose no sangue que ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não a consegue utilizar, o que leva a complicações em diversos sistemas orgânicos, aumentando o risco de morte prematura. Pode assumir várias formas, sendo a diabetes mellitus tipo 1 e 2 e a diabetes gestacional, algumas delas.

 

A incidência desta doença está a crescer e atinge cerca de 13% da população adulta portuguesa. Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 400 milhões de pessoas com diabetes e 1,6 milhões de mortes, por ano, são diretamente atribuídas a esta doença.

 

De uma forma geral, os principais sintomas são: sede e fome intensas, aumento do débito urinário, perda de peso, fadiga, boca seca e visão turva, e são diversos os fatores de risco que predispõem ao seu aparecimento, nomeadamente, a obesidade, a alimentação inadequada, o sedentarismo, a história familiar de diabetes, entre outros.

 

A intervenção na diabetes apresenta algumas nuances consoante o tipo, contudo existem intervenções que são comuns, nomeadamente, a alimentação regrada, a prática de atividade física, o controle da pressão arterial e lipídios e a realização de exames regulares para detetar micro e macro complicações a fim de facilitar o tratamento precoce.

 

O Enfermeiro assume um papel essencial em todos os níveis de prevenção, nomeadamente, na deteção precoce do risco, na prevenção da doença, na educação para a saúde, na promoção de estilos de vida saudáveis, no acompanhamento das pessoas com diabetes e na prevenção de complicações.

 

Fontes: APDP (Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal), DGS, Hospitais da CUF, OE, OMS, Nações Unidas.

 

Enfermeira Sofia Machado Sousa

Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica

Enfermeira no Centro de Saúde de Ponta Delgada - USISM

CER/SS/cf