Pela população açoriana, com segurança

• 02-04-2020

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros acompanha com preocupação a situação atual nos serviços de saúde da Região, em especial tendo conta dos vários relatos e denuncias que chegam diariamente relativo à falta de Equipamentos de Proteção Individual em algumas Instituições, em alguns serviços.

A nível regional observa-se um número crescente de profissionais afetados, fazendo perigar a resposta que se quer adequada, atempada e articulada, em especial na fase que nos encontramos.

“Tendo por premissa que as intervenções de enfermagem são realizadas com a preocupação da defesa da liberdade e da dignidade da pessoa humana e do enfermeiro julgamos urgente garantir o quanto um reforço dos equipamentos de proteção para todos os profissionais de saúde, em todas as valências” afirma Pedro Soares, Presidente da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros.

A Ordem dos Enfermeiros compreende da dificuldade em adquirir o material em quantidade devido a constrangimentos do mercado, não pode é deixar de alertar a urgência em que o material cheque e seja distribuído o mais rapidamente possível.

Note-se que a falta destes equipamentos cria questões de segurança não só para os Enfermeiros mas também para os utentes. Os Enfermeiros estão com as populações e todos são precisos, não podemos ter enfermeiros infetados em grande número na Região.

Para Pedro Soares, “Os Açorianos devem continuar a colaborar e ter toda a confiança nos Enfermeiros do nosso Arquipélago, estamos preparados e ao lado das populações, não iremos deixar ninguém sozinho.”

A Ordem dos Enfermeiros, e os seus membros, encontram-se, como até aqui, disponíveis para colaborar na mitigação dos efeitos sentidos, desenvolvendo todos os esforços necessários em defesa da saúde individual e pública, e em particular dos profissionais envolvidos.

CDR/PS/rl