Regularização de carreiras

Avanços importantes nos pontos que a Ordem elencou no memorando sobre as carreiras dos Enfermeiros

  • 23-03-2022

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros reuniu hoje com o senhor Secretário Regional da Saúde e Desporto, Dr. Clélio Meneses, e com os representantes dos sindicatos, com vista a debater novamente o processo de regularização das carreiras de enfermagem.

 

Nesta reunião ficou o compromisso da resolução pela via jurídico-política no menor curto espaço de tempo de vários assuntos como é o caso dos reposicionamentos dos Enfermeiros Especialistas, entre outros anteriormente elencados pela Ordem dos Enfermeiros. Para a Ordem, importa evidenciar o carácter positivo e de avanço neste processo que já teve o seu impacto numa grande percentagem de Enfermeiros.

 

Para o Presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem, Enfermeiro Pedro Soares: “Apesar do muito já corrigido e que é de extrema importância para os Enfermeiros Açorianos, hoje como ontem continuamos a alertar e defender que existem alguns pontos que podem à partida parecer irrelevantes resolver, mas que dada as características da profissão e da carreira, têm um impacto tremendo na reorganização dos serviços, e na justiça dos profissionais, sendo os custos para a região muito pouco relevantes. É mais uma matéria de reorganização fundamental, do que propriamente um acréscimo orçamental.”

 

Pedro Soares salienta: “Temos perfeita noção que se está a percorrer um caminho pioneiro na correção justa de uma profissão, estando já os Açores a ser um exemplo do caminho que obrigatoriamente todo o país terá de percorrer. Foram muitos anos de políticas erradas relativamente aos Enfermeiros, sendo a correção difícil, mas não impossível.”

 

“Não estamos perante um pedido de mais dinheiro no ordenado, estamos perante a correção e atualização numa carreira com um atraso de mais de 20 anos, com claros prejuízos na vida de todos os Enfermeiros. Esta é a altura de nos sentirmos cuidados pela nossa sociedade!”, alertou Pedro Soares.

 

Recorde-se que, no final de janeiro, a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros dirigiu à Secretaria Regional da Saúde e Desporto um memorando com identificação explícita de situações que careciam de resolução.   

CDR/PS/cf