Pensar Saúde

4 DEZ | Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla

  • 04-12-2021

A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa que afeta o sistema nervoso central. O seu aparecimento acontece, normalmente, entre os 20 e os 40 anos de idade e tem maior incidência nas mulheres. As suas causas são ainda desconhecidas.

 

Os sintomas, que levam as pessoas a perder algumas capacidades funcionais, são a fadiga, alteração na marcha, dormência, sensação de rigidez articular, alterações da visão, alterações na capacidade de engolir, disfunção da bexiga, dificuldades de equilíbrio e/ou de coordenação, entre outros.

 

A celebração desta data realiza-se a 4 de Dezembro, e foi instituída em 2006, com vista a salientar a atenção da população para a doença, nomeadamente para a importância do diagnóstico realizado de forma precoce e do tratamento adequado. É também de realçar, neste dia, as necessidades das pessoas com esclerose múltipla e as suas vivências de forma inclusiva na sociedade.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde estima-se que em Portugal existam cerca de 8000 casos, pelo que a intervenção de enfermagem é de extrema importância, não só, aquando da identificação precoce dos sintomas e encaminhamento, mas também no planeamento, implementação e avaliação dos cuidados a prestar, com o intuito de promover o bem-estar, a qualidade de vida e a adaptação à realidade, adequando os cuidados às respostas e objetivos alcançados pelo cliente com esclerose múltipla.

 

 Vânia Gonçalves

Vogal do Conselho de Enfermagem Regional

 

CER/VG/rl