BALANÇO DO MANDATO 2016-2019

Fórum Serviço Regional de Saúde: Uma Iniciativa Inédita

  • 14-10-2019

Foi já muito perto do final do mandato que a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da (SRRAA) Ordem dos Enfermeiros organizou aquela que foi a maior e mais abrangente iniciativa dedica à Saúde durante o ano de 2019.

 

O Fórum “Serviço Regional de Saúde: Uma conquista e um direito dos açorianos” teve lugar no dia 28 de junho, no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na cidade da Lagoa e reuniu, durante um dia de profundo debate e discussão, vários especialistas na área da saúde a nível regional e nacional.

 

O Fórum constitui-se como uma iniciativa inédita na Região dado ter sido a primeira vez, nos seus quase 40 anos de história, que se dedicou uma iniciativa e um dia inteiro à exclusiva discussão das matérias que orbitam o Serviço Regional de Saúde (SRS) dos Açores.

 

Do programa (consultar aqui), constaram algumas conferências e painéis de grande relevo para a discussão do Serviço Regional de Saúde.

 

Destaque para o primeiro painel da manhã que juntou, pela primeira vez frente a frente, os antigos Presidentes do Governo Regional dos Açores, João Bosco Mota Amaral (1976-1995) e Carlos César (1996-2012) que refletiram sobre os primeiros tempos do SRS e sobre a importância do mesmo para a construção e afirmação da autonomia açoriana.

 

Durante a tarde, Maria de Belém Roseira, Constantino Sakellarides e Jorge Simões apresentaram as suas visões sobre alguns dos problemas mais prementes que preocupam o setor da saúde a nível nacional.

 

A finalizar o dia, Dionísio Faria e Maia (PS), Luís Maurício (PSD), Artur Lima (CDS-PP) e António Lima (BE) debateram as propostas que os respetivos partidos políticos têm sobre o presente e para o futuro do SRS.

 

No discurso que proferiu durante a cerimónia de abertura do Fórum, o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enf. Luís Furtado enfatizou a importância de debater o aperfeiçoamento do SRS.

 

“É necessário, com pragmatismo, com sentido de compromisso e responsabilidade, discutir, abertamente, a organização e o funcionamento do SRS. Que soluções queremos, onde as queremos e como queremos que funcionem, garantindo que, onde determinado serviço ou valência não existe, os cidadãos aí residentes terão respostas capazes onde os meios de maior diferenciação estão presentes”, defendeu Luís Furtado.

 

O Presidente do Conselho Diretivo da SRRAA, alertou igualmente para os desafios e problemas inerentes ao envelhecimento da população e à otimização dos recursos existentes.

 

“Os desafios são tremendos, desde logo pelas questões demográficas. A redução da taxa de natalidade e, com ela, todas as implicações daí decorrentes. Os idosos de hoje não os são idosos de há 20 anos atrás. Não o são em número, mas não o são, fundamentalmente, na sua condição de acrescida complexidade e vulnerabilidade”.

 

O Fórum “Serviço Regional de Saúde: Uma conquista e um direito dos açorianos” contou com o Alto Patrocínio do Governo Regional dos Açores e teve igualmente como parceiros: a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, CONNEXALL, RTP/Açores, Antena1 Açores, Açoriano Oriental e TSF Açores.

 

A iniciativa foi aberta à participação de toda a comunidade civil, profissional e académica que compareceu em bom número na cidade da Lagoa.

CDR/LF/LL/rcl