Quero regressar. E agora?
Regressar a Portugal
A Ordem dos Enfermeiros (OE) está a par da intenção de alguns enfermeiros portugueses que, depois de terem emigrado, pretendem regressar e aqui exercer a profissão.
Com o objetivo de ajudar/informar os membros querem retomar o exercício no país de origem, disponibilizamos alguma informação pertinente, nomeadamente, acerca do Programa Regressar, destinado a todos os cidadãos nacionais que estão a trabalhar for a do país e pretendem regressar e re-entrar no mercado de trabalho luso. De acordo com o vice-presidente do Conselho Directivo da OE, Luís Filipe Barreira", iniciativas como o Programa Regressar, são de extrema importância para os enfermeiros portugueses. É preciso apoiar, não só o momento de partida para o estrangeiro, mas, acima de tudo, o momento de chegada a Portugal. E isto faz-se criando condições que potenciem esse momento dos enfermeiros e respectivas famílias, e a sua reinserção no mercado de trabalho. É fundamental que os enfermeiros portugueses se sintam apoiados a fixarem-se em Portugal, onde têm as suas raízes e onde são muito necessários, tendo em vista a prestação de cuidados de qualidade à população".
Esta iniciativa é destinada, não só aos trabalhadores portugueses que tenham emigrado, mas também aos seus descendentes e familiares. Entre as principais medidas, destaca-se um regime fiscal mais favorável, apoio financeiro ou uma linha de crédito para apoiar o investimento empresarial, assim como a criação de novos negócios em território nacional. Para assegurar a execução do Programa Regressar, foi criada a estrutura Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante. Um dos documentos de suporte é o Roteiro do Regresso, disponível aqui.
Saiba mais em https://www.programaregressar.gov.pt/pt/
Condições e requisitos aqui