Cerimónia de Vinculação à Profissão 2019

Secção Regional vinculou 51 novos profissionais

• 14-09-2019

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros vinculou na tarde do passado sábado, 14 de setembro, 51 novos enfermeiros.

Este constitui-se como um momento simbólico e que se reveste de grande importância para todos aqueles que concluíram o seu percurso formativo nos Polos de Angra do Heroísmo e Ponta Delgada da Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores e que, com a conclusão da Licenciatura em Enfermagem, receberam da sua ordem profissional a autorização que lhes permitirá começar a exercer a profissão em Portugal.

Na Cerimónia de Vinculação à Profissão que decorreu em Ponta Delgada marcaram presença a Secretária Regional da Saúde, Teresa Machado Luciano, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco e o Presidente do Conselho Diretivo Regional (CDR) da SRRAA, Luís Furtado.

No discurso proferido durante o evento, o último enquanto Presidente do CDR, Luís Furtado incentivou os novos enfermeiros a enfrentar os desafios que agora lhes surgirão no começo da sua vida profissional.

“Hoje, mais do que nunca, o nosso desempenho e as nossas competências estão sob o escrutínio direto do cidadão e do Estado. Chamo a atenção para o facto deste escrutínio não poder, em momento algum, afigurar-se como um inibidor do vosso crescimento profissional, mas antes como um catalisador da contínua vontade de afirmação individual e coletiva. Coragem, determinação, consciência e lealdade profissional é o que vos peço”, afirmou.

O Presidente do CDR aproveitou esta Cerimónia de Vinculação à Profissão para revelar alguns dados do mais recente estudo de empregabilidade realizado pela Secção Regional e que será oficialmente apresentado na próxima quarta-feira.

“No que respeita à empregabilidade, nunca a taxa de desemprego entre enfermeiros nos Açores esteve tão baixa (…) posso adiantar que a taxa de desemprego entre os enfermeiros Açorianos, licenciados entre 2008 e 2018, fixou-se em 2,8%, numa amostra de 590 enfermeiros e uma taxa de resposta superior a 79%. Recordo que em 2013, a taxa de desemprego nos enfermeiros recém-inscritos nos Açores era superior a 14%”, adiantou Luís Furtado.

A pouco mais de três meses de deixar o cargo diretivo na Secção Regional, Luís Furtado fez um balanço positivo dos 4 anos de mandato. “Independentemente daquilo que disserem, quiserem dizer, ou não quiserem reconhecer, foi extraordinário o trabalho levado a cabo nesta Secção Regional ao longo dos últimos quatro anos. Na realidade, com este mandato, não faltou proximidade nem faltou intervenção. Fomos a todas as ilhas, fomos a todas as instituições do Serviço Regional de Saúde. Não fizemos vista grossa ao setor social, colocamos o dedo na ferida e deixamos a descoberto fragilidades e vulnerabilidades que mais tarde foram reconhecidas”, afirmou.

A Cerimónia de Vinculação à Profissão teve lugar esta tarde na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e contou com a presença de cerca de 200 pessoas, poderá ver e rever alguns momentos, bem como o discurso na integra de Luís Furtado.

CDR/LF/LL/rcl