SRRAA-OE

Participação da Ordem no Conselho Regional de Saúde

• 23-01-2023

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros foi convocada pelo Senhor Secretário Regional da Saúde e Desporto a participar na reunião do Conselho Regional de Saúde que se realizou hoje, dia 23 de janeiro, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo.

Esta reunião, na qual marcaram presença inúmeras entidades e organizações ligadas à saúde na região, teve como principal objetivo a apresentação e debate das linhas gerais do Plano Regional de Saúde.

No seguimento da sua participação, o Presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem, Enfermeiro Pedro Soares, salientou: “Foi importante vermos explanadas no esboço do Plano Regional de Saúde a maior parte das sugestões que apresentámos em outubro passado. Sendo os Enfermeiros a maior classe na saúde, apenas com um investimento profundo na Enfermagem e aproveitamento de todas as suas competências se poderá antecipar o sucesso para este plano.”

Pedro Soares referiu ainda: “Vejo uma oportunidade de projetarmos a nossa Enfermagem Açoriana como garante da concretização deste projeto, num trabalho comum com as restantes classes. Temos a competência, a capacidade e o profissionalismo para tal. Haja condições no terreno, como vontade no papel, e os Enfermeiros dirão presente ao lado da nossa população.”

“Não haja dúvidas que o tempo é de construção. Independentemente da visão política de cada um, o foco só podem ser as pessoas de quem cuidamos todos os dias. Temos aqui uma oportunidade única, desaproveitá-la será o fim de um sistema de saúde livre, justo e democrático!”, concluiu Pedro Soares.

Recorde-se que a Ordem dos Enfermeiros dos Açores apresentou a sua ‘Proposta para o Plano Regional de Saúde dos Açores, através da formalização das propostas que tem vindo a definir e a defender. Tratou-se, de um documento estruturado em nove eixos fundamentais, onde se enunciou medidas efetivas para garantir o acesso a cuidados de saúde seguros e de qualidade a toda a população. A Ordem dos Enfermeiros dos Açores congratula-se, portanto, por ver agora refletidas neste plano grande parte das suas recomendações.

CDR/PS/cf