SRRAA-OE

Ordem apresenta Proposta para o Plano Regional de Saúde dos Açores

• 07-10-2022

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros apresentou hoje, dia 7 de outubro, a sua ‘Proposta para o Plano Regional de Saúde dos Açores’.

O documento em causa foi hoje integralmente remetido à Secretaria Regional da Saúde e Desporto, como formalização das propostas que a Ordem tem vindo a definir e a defender, como garante de um futuro sustentável que proporcione os melhores cuidados na nossa região.

Esta proposta, que se estrutura concreta e simbolicamente em nove eixos fundamentais, vem enunciar medidas efetivas que garantam o acesso a cuidados de saúde seguros e de qualidade a toda a população, e em particular àqueles que se encontram em situações de maior vulnerabilidade e fragilidade.

O Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, afirmou hoje: “Com a saída do contexto epidemiológico, a retoma da atividade assistencial e a necessidade de investir no sistema de saúde, este é o nosso contributo no sentido de colocar em cima da mesa algumas medidas essenciais e urgentes a serem incluídas na construção do plano para os próximos 10 anos.”

“Urge adotar e consolidar políticas públicas adequadas ao reforço do número de Enfermeiros por habitante, bem como adequar os serviços e unidades de saúde das condições, meios e infraestruturas necessárias a uma resposta de cuidados de Enfermagem atempados e seguros, para além de uma programação efetiva de políticas de saúde e interoperabilidade entre as diversas instituições de saúde da região”, destacou Pedro Soares.

Sob o mote “Uma Região, nove medidas, um cuidar de excelência”, a Ordem estabelece, assim, propostas específicas com vista a:

1. Promover a saúde e prevenir a doença
  2. Melhorar o acesso ao Serviço Regional de Saúde
  3. Melhorar a cobertura dos cuidados de saúde de proximidade
  4. Melhorar o acesso e eficiência na rede hospitalar
  5. Melhorar respostas à doença grave ou incurável
  6. Reformular a Saúde Mental
  7. Reforçar a política de recursos humanos do Sistema Regional de Saúde
  8. Revisão do modelo atual da Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados (RRCCI)
  9. Revisão do modelo atual das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI)

Para a Ordem dos Enfermeiros dos Açores, a elaboração e apresentação desta proposta é um marco determinante que consubstancia, não só a visão desta equipa, como o resultado do trabalho que a mesma tem vindo a desenvolver no terreno.

CDR/PS/cf