Novo Mestrado UAc.ESS

Ordem reitera necessidade de apoios à formação dos Enfermeiros dos Açores

  • 28-11-2023

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros marcou presença na sessão de abertura do Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, que decorreu hoje na Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores em Ponta Delgada.

 

O Presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem, Enfermeiro Pedro Soares, que interveio nesta sessão da abertura, referiu no seu discurso que “esta é uma iniciativa muito relevante para a nossa comunidade académica e profissional, bem como para a nossa população açoriana. Este é, sem dúvida, um momento académico há muito ansiado, com muito trabalho prévio, e que hoje oficialmente se vê concretizado.”

 

Recorde-se que este Mestrado, que obteve a imprescindível acreditação da Ordem dos Enfermeiros, permite o reconhecimento do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.

 

Nesse sentido, Pedro Soares teceu elogios à Universidade dos Açores por permitir levar a cabo a concretização deste desafio, parabenizado particularmente o senhor Presidente da Escola Superior de Saúde, Enfermeiro Márcio Tavares, pela sua determinação em efetivar esta resposta às prementes necessidades formativas dos Enfermeiros dos Açores.

 

Não obstante, na sequência deste evento, Pedro Soares aproveitou para dirigir apelos à tutela e instituições de saúde da região. O Presidente da Ordem nos Açores salientou que “é imperativo discutir a necessidade urgente de apoiar os enfermeiros que desejam prosseguir com a sua formação académica. O compromisso destes com a excelência na prestação de cuidados é indiscutível. No entanto, a complexidade da rotina de trabalho nas suas instituições muitas vezes coloca obstáculos significativos à participação ativa em formação pós base.”

 

O Presidente da Ordem dos Enfermeiros nos Açores alertou, ainda: “Julgo que há necessidade de políticas flexíveis de dispensa de serviço para permitir a participação nas aulas e atividades académicas. É fundamental reconhecer que o investimento na formação dos enfermeiros reverte diretamente em benefícios para a comunidade, através do aprimoramento dos cuidados de saúde prestados.”