COVID-19

Ordem dos Enfermeiros dos Açores intervém na conferência de especialistas: “Pandemia COVID-19 – Nova fase”

  • 04-02-2022

A Ordem dos Enfermeiros dos Açores foi convidada a participar numa conferência-debate a propósito do tema “Pandemia COVID-19 – Nova fase” que aconteceu hoje, dia 4 de fevereiro, no Teatro Micaelense em Ponta Delgada.

 

Esta conferência contou com a participação do Enfermeiro Fernando Felgueiras, Vogal do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, que se juntou assim a um painel de notáveis especialistas.

 

Na sua intervenção, o Enfermeiro Fernando Felgueiras teve oportunidade de destacar o esforço e o papel fundamental dos Enfermeiros ao longo da pandemia, tendo ainda alertado: “Tenhamos a plena noção de que os enfermeiros estão em exaustão! Este tempo prolongado de pandemia exigiu e exige dos Enfermeiros um tremendo esforço e comprometimento para defender o Sistema Regional de Saúde e, desse modo, a nossa população. Até quando vão os Enfermeiros conseguir trabalhar no limite das suas capacidades? Sabemos que, se continuarmos neste registo, o futuro da qualidade de cuidados poderá estar comprometido, dada a evidente limitação de recursos.”

 

Fernando Felgueiras deixou ainda sugestões que, para a Ordem dos Enfermeiros, serão fundamentais para uma melhor gestão desta nova fase, nomeadamente no que diz respeito ao reforço da vacinação e à necessidade de melhorar a literacia em saúde na região. Quanto à vacinação, Fernando Felgueiras declarou que “deveremos fazer mais um esforço para massificar a vacinação, especialmente e com caráter de urgência nas ilhas onde não existe hospital”, referindo que nas ilhas maiores “poderia deslocalizar-se recursos, dirigindo-os para postos móveis de vacinação a criar nas freguesias de forma planeada e coordenada, aproximando a possibilidade da vacinação à população junto dos locais onde habitam.”

 

Já no que confere ao tema da literacia em saúde, foi deixado o seguinte alerta: “É fundamental termos uma população informada, mas acima de tudo bem informada! Não basta disponibilizar muitos dados, é preciso convertê-los em informação objetiva e fácil de consumir.”

 

“Somos Enfermeiros e, portanto, a nossa especialidade é cuidar! Mas para que o nosso trabalho seja eficaz é fundamental que estejamos todos juntos, construtivamente e num esforço comum, empenhados em cuidar dos Açorianos!”, concluiu.

A Ordem dos Enfermeiros agradece esta oportunidade e o convite endereçado pelo Senhor Secretário Regional da Saúde e Desporto, saudando-o por esta iniciativa.

 

CDR/FF/cf/rl