Ordem no Terreno

Falta de Enfermeiros condiciona cuidados no Faial

• 09-03-2023

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros realizou uma série de visitas a instituições na Ilha do Faial, entre os dias 7 e 9 de março, no âmbito da sua iniciativa “Ordem no Terreno”.

No dia 7 de março realizou-se Visita de Acompanhamento do Exercício Profissional à Santa Casa da Misericórdia da Horta, com visita às instalações da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, bem como reunião com a equipa de enfermagem, coordenação e direção técnica. Para o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, “foi importante estar com os colegas desta instituição, perceber as suas dificuldades, o seu trabalho e o seu compromisso com os utentes. Tem um corpo de Enfermagem que vive quase em exclusivo do trabalho extra de Enfermeiros do Hospital da Horta e da USIFaial, o que é claramente um risco no garante futuro de cuidados. Há que garantir remunerações no mínimo iguais à base da profissão como forma de atratividade."

Seguiu-se uma visita ao Hospital da Horta, no dia 8 de março. Nesse âmbito, realizou-se reunião com a senhora Enfermeira Diretora, procedendo-se a uma visita a diversos serviços, seguindo-se receção aos respetivos Enfermeiros, que tiveram assim oportunidade de expor diversas problemáticas. O Enfermeiro Pedro Soares referiu que "ou garantimos a contratação de mais Enfermeiros, nomeadamente com apoios à fixação, criação de facilidades em termos de logística como no passado, entre outras medidas, ou será muito difícil garantirmos cuidados seguros por muito mais tempo, dado o cansaço bem presente nas equipas, que asseguram atualmente os bons cuidados.”

Por fim, a 9 de março, realizou-se visita à Unidade de Saúde de Ilha do Faial, que contemplou uma reunião com elementos do Conselho de Administração, incluindo respetiva Diretora de Enfermagem, seguindo-se visita às instalações do Centro de Saúde e, por fim, receção aos Enfermeiros. Pedro Soares considera que “apostar nos cuidados de saúde primários é sem dúvida o caminho, passando o futuro imediato pela prevenção da doença. A implementação do Enfermeiro de Família na USIF tem tudo para ser um sucesso, havendo vontade de algum investimento e apoio.”

Numa apreciação global à deslocação da sua comitiva à Ilha do Faial, o Presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem nos Açores, destaca “o profissionalismo e a resiliência dos Enfermeiros faialenses, que mesmo com uma falta crítica de recursos humanos, são o garante dos cuidados à nossa população.”

Conforme já noticiado, no âmbito desta deslocação ao Faial, a Ordem dos Enfermeiros teve ainda oportunidade de reunir com sua Exa. o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Dr. Luís Garcia.

A próxima atividade agendada no âmbito da iniciativa “Ordem no Terreno” irá ocorrer ainda este mês, entre os dias 28 e 30, com a deslocação de uma comitiva da Ordem dos Enfermeiros às ilhas do Corvo e Flores.

CDR/PS/cf