Fórum Serviço Regional de Saúde

Iniciativa inédita na Região debate o Serviço Regional de Saúde

• 06-07-2019

Decorreu na passada sexta-feira, no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na cidade da Lagoa, o Fórum “Serviço Regional de Saúde: Uma conquista e um direito dos açorianos”. O evento, organizado pela Secção Regional da Região Autónoma dos Açores (SRRAA) da Ordem dos Enfermeiros, contou com a participação de algumas centenas de pessoas que marcaram presença, no auditório do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, para assistirem e participarem na discussão do atual estado do Serviço Regional de Saúde (SRS).

Durante o seu discurso na cerimónia de abertura, o Presidente do Conselho Diretivo da SRRAA, Enf. Luís Furtado, enfatizou a importância de debates desta natureza para o aperfeiçoamento do SRS. “Aqui, com o contributo de todos, mais do que perceber o que está menos bem conseguido, pretende-se a participação de todos nós naquilo que será a definição do Serviço Regional de Saúde dos Açores nos próximos quarenta anos. (…) É necessário, com pragmatismo, com sentido de compromisso e responsabilidade, discutir, abertamente, a organização e o funcionamento do Serviço Regional de Saúde dos Açores. Que soluções queremos, onde as queremos e como queremos que funcionem, garantindo que, onde determinado serviço ou valência não existe, os cidadãos aí residentes terão respostas capazes onde os meios de maior diferenciação estão presentes”, defendeu Luís Furtado.

O Presidente do Conselho Diretivo da SRRAA, alertou igualmente para os desafios e problemas inerentes ao envelhecimento da população e à otimização dos recursos existentes.
“Os desafios são tremendos, desde logo pelas questões demográficas. A redução da taxa de natalidade e, com ela, todas as implicações daí decorrente. Os idosos de hoje não os são idosos de há 20 anos atrás. Não o são em número, mas não o são, fundamentalmente, na sua condição de acrescida complexidade e vulnerabilidade.

Por outro lado, há uma crescente pressão no sentido da necessária otimização de recursos. É necessário garantir que cada cêntimo público investido no sector da saúde tem um efetivo retorno para o cidadão. Todas as organizações públicas de saúde terão de harmonizar por via da mesma pauta e obedecer à mesma batuta. Autonomia responsável, sim, mas o limite desta autonomia não é outro que não, uma resposta articulada às necessidades dos cidadãos”, referiu no seu discurso.

Perante estas dificuldades, Luís Furtado apelou à união de todos os intervenientes do setor da Saúde na Região como forma de ultrapassar os problemas e desafios que se avizinham.

“Chega de atacar o Serviço Regional de Saúde dos Açores. Basta de o qualificar como incapaz ou insuficiente. Terá, e ninguém o poderá negar, lacunas importantes. Mas a verdade é que, de cada vez que é atacado, descredibilizado, qualificado como insuficiente na sua resposta, ele é desacreditado junto da opinião pública, num exercício que é, no fundamental, perigoso para ele próprio e para todos nós. (…) Exige-se, mais do que nunca, uma efetiva aproximação de perspetivas”, frisou o Presidente do CDR.

O Fórum “Serviço Regional de Saúde: Uma conquista e um direito dos açorianos” contou com o Alto Patrocínio do Governo Regional dos Açores e teve igualmente como parceiros: a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, CONNEXALL, RTP/Açores, Antena1 Açore, Açoriano Oriental e TSF Açores.

CDR/LF/rcl