Conselho de Enfermagem Regional

Dia Mundial da Pneumonia

  • 12-11-2022

A 12 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Pneumonia, um dia dedicado ao combate à doença, que visa consciencializar as pessoas sobre a importância da sua prevenção e o seu impacto na comunidade.

 

Mas o que é Pneumonia? Pneumonia é uma doença que consiste na inflamação aguda do tecido pulmonar, caracterizada pela proliferação de microrganismos (bactérias, vírus, fungos e até parasitas) ao nível alveolar.

 

A doença pode ser contraída no dia a dia, por pessoas de qualquer idade, mas está, muitas vezes, associada a ambientes de cuidados de saúde, sendo uma das principais causas de hospitalização, com cerca de 110 internamentos diários no SNS e a doença respiratória que mais mata em Portugal (Observatório Nacional das Doenças Respiratórias, 2018) e em que as crianças e os idosos são os que apresentam os casos mais graves de doença.

 

A forma mais eficaz de prevenir a doença é através da vacinação pneumocócica e gripal, dado que uma gripe pode levar ao desenvolvimento de uma pneumonia, sendo essencial para maiores de 65 anos, portadores de doenças crónicas, ou alterações do sistema imunitário e profissionais de saúde.

 

Hábitos de vida saudáveis também ajudam a aumentar as defesas do organismo e fortalecer o sistema imunitário, prevenindo infeções como a pneumonia. Deixar de fumar é sem dúvida essencial pois o cigarro causa lesões ao nível do pulmão, reduzindo as defesas naturais do organismo no combate às infeções respiratórias. Diminuir o consumo de álcool, evitar aglomerações, seguir uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico são também essenciais medidas de prevenção.

 

Não se deixe contagiar, previna-se!

 

Enfermeiro António Cruz

 

 

CER/AC/cf