OE Açores a favor da utilização de máscaras

• 15-04-2020

A Ordem dos Enfermeiros nos Açores considera que a Região deve seguir os bons exemplos internacionais e promover a utilização de máscaras pela população.

A medida tem sido defendida a nível nacional pela Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos e diretores das faculdades de medicina, mas o diretor regional da Saúde considera que, nesta fase de contenção alargada do Covid-19, ainda não é necessária a utilização da máscara. Tiago Lopes sugere que as pessoas mantenham uma distância de dois metros e cumpram as regras de etiqueta respiratória.

Tiago Lopes, no domingo, chegou a referir que a população não sabe utilizar corretamente uma máscara cirúrgica, explicando que viu pessoas na rua com a máscara mal colocada.

Apesar desta posição, o Conselho dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, liderado por Pedro Soares, defende a utilização da máscara na Região e disponibiliza-se para dar formação à população açoriana.

“Os bons exemplos internacionais falam na utilização da máscara pela população. Não podemos justificar a não aplicação desta medida, porque as pessoas não sabem usar as máscaras. Os enfermeiros têm formação sobre a utilização correta das máscaras e podem promover o ensino das pessoas. Isto vai trazer frutos positivos deste combate. A Madeira vai iniciar em breve a utilização de máscaras na população”, afirmou Pedro Soares.

O representante regional da Ordem dos Enfermeiros reconhece que a solução deve passar pela utilização de máscaras caseiras, porque não vai existir máscaras à venda para todas as pessoas.

“Mais vale termos uma máscara caseira para nos protegermos do que não termos nada. A utilização de máscaras caseiras tem sido uma das soluções encontradas em vários países”, acrescentou.

Açoriano Oriental/ Por Luís Pedro Silva

CDR/PS/rl