Pensar Saúde

14/FEV | Dia Nacional do Doente Coronário

• 14-02-2020

O Dia do Doente Coronário celebra-se todos os anos a 14 de fevereiro. A data foi institucionalizada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia e comemora-se por todo o espaço da Comunidade Europeia.

A Doença Coronária é a mais prevalente das patologias cardiovasculares, sendo uma doença progressiva e a principal causa de morte prematura, provocando limitações físicas e perda da qualidade de vida da pessoa afetada.

Em Portugal a doença coronária aguda afeta 10 mil pessoas por ano, sendo que as doenças cardiovasculares se apresentam como a principal causa de morte na nação (cerca de 42% dos óbitos). Trata-se de uma doença do mundo ocidental e da sociedade moderna. As suas principais manifestações são: angina estável e instável e enfarte agudo do miocárdio. Numa fase mais precoce da vida, os homens apresentam um maior risco de doença coronária do que as mulheres. No entanto, depois da menopausa o risco da mulher acaba por igualar o do homem.

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros assinala esta data relembrando o papel importante dos enfermeiros na prevenção, tratamento e reabilitação do doente coronário. Existem uma série de fatores ambientais que são modificáveis e que vão contribuir para que haja ou não progressão da doença, cabendo a todos os enfermeiros a tentativa de adoção de estilos de vida saudáveis pelos doentes em risco.

Uma mensagem da  Enfª.  Ana Simões

Secretário do Conselho Diretivo Regional