Pensar Saúde

14 NOV | Dia Mundial da Diabetes

  • 14-11-2021

A diabetes é uma doença metabólica crónica e progressiva, caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue o que leva a complicações em diversos sistemas orgânicos, aumentando o risco de morte prematura. Pode assumir vários formatos, sendo o mais comum a diabetes mellitus tipo 2.

 

Cerca de 422 milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes e 1,6 milhões de mortes, por ano, são diretamente atribuídas a esta doença. Em Portugal, cerca de 40% da população é diabética ou pré-diabética.

De uma forma geral, os principais sintomas são: sede e fome intensas, aumento do débito urinário, perda de peso, fadiga, boca seca e visão turva, e são diversos os fatores de risco que predispõem ao seu aparecimento, nomeadamente, a obesidade, a alimentação inadequada, o sedentarismo, a história familiar de diabetes, entre outros.

 

A intervenção na diabetes apresenta algumas nuançes consoante o tipo, contudo existem intervenções que são comuns, nomeadamente, a alimentação regrada, a prática de atividade física, o controle da pressão arterial e lipídios e a realização de exames regulares para detetar micro e macro complicações a fim de facilitar o tratamento precoce.

 

O Enfermeiro, enquanto elemento dos diversos setores da saúde, assume um papel essencial em todos os níveis de prevenção, nomeadamente, na deteção precoce do risco, na prevenção da doença, na educação para a saúde, na promoção de estilos de vida saudáveis, no acompanhamento das pessoas com diabetes e na prevenção de complicações.

 

Fontes: DGS, OE, OMS, Nações Unidas.

 

Sofia Machado Sousa

Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica

Unidade de Cuidados Continuados Integrados do Centro de Saúde da Vila Franca do Campo - USISM

 

CER/ZM/SM/rl