Olhar os novos tempos

• 19-10-2020

Estão abertas as inscrições para o 2. Meeting dos Enfermeiros da SRSul que se realiza a 13 de Novembro. Inscreva-se porque este ano a reflexão ultrapassa as nossas fronteiras a pensar também nos 28 milhões de Enfermeiros espalhados pelo mundo, os quais representam o grupo profissional mais numeroso na área da saúde.

“Enfermagem para a Saúde no Mundo” será um olhar sobre os principais desafios colocados à profissão, tanto mais que, a nível global, é necessário gerar pelo menos mais seis milhões de novos empregos. Irá, pois, reflectir sobre o potencial da Enfermagem para a saúde, mas não só. Irá também questionar a forma como o maior grupo profissional da saúde em Portugal, os Enfermeiros, que são mais de 70 mil inscritos na Ordem, podem influenciar a própria organização do Sistema, com os seus valores profissionais e a sua deontologia muito própria, e como isso poderá moldar o futuro dos cuidados também ao nível da gestão.

Este 2.º Meeting tem presente a celebração que se pretendia assinalada em 2020 em volta do Ano o Internacional do Enfermeiro decretado pela Organização Mundial da Saúde. A pandemia condicionou as actividades comemorativas mas, por outro lado, evidenciou o importante papel dos Enfermeiros para a vida das pessoas em sociedade.

Assim, ao questionar o mundo da saúde na era pós-Covid, refletindo sobre os defeitos e virtudes dos sistemas revelados pela pandemia, irá também explorar novos modelos de cuidados onde os Enfermeiros são o pensar, o decidir e o agir.

Por feliz coincidência, o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) acaba de anunciar o tema para o Dia Internacional do Enfermeiro em 2021 que se assinalará a 12 de Maio em todo o mundo: “Enfermeiros: Uma Voz para Liderar” - com o subtema “Uma Visão para o Futuro dos Cuidados de Saúde”. O 2.º Meeting da SRSul apresenta-se, assim, na linha das prioridades de debate apresentada pelo ICN.

Esta feliz coincidência emerge, naturalmente, da tomada de consciência universal de que a Enfermagem é o cerne dos sistemas de saúde em todo o mundo para obter assistência médica de alta qualidade e acessível a todos. Através do peso absoluto dos números, do raciocínio científico e da proximidade com a pessoa, há a consciência de que os Enfermeiros estão a cuidar do mundo da saúde representando um grande valor para a sociedade e contribuindo, de forma inequívoca, para o bem-estar dos povos.

Mas, para a SRSul, assim como para o ICN, este quadro de reconhecimento só é possível porque o exercício profissional assenta num elevado nível de formação, ministrada nas instituições de ensino superior por Enfermeiros com alta qualificação académica e pela responsabilidade ética e deontológica a todos exigida.

A reflexão que se impõe, pois, neste quadro comemorativo do Ano Internacional do Enfermeiro, será também a de desafiar os poderes políticos de todo o mundo a transformar o reconhecimento social em reconhecimento da importância dos profissionais na liderança dos sistemas. Deverá isto repercutir-se, naturalmente, na valorização do trabalho multidisciplinar e multiprofissional, na dignificação das carreiras profissionais e, claro, na consequente revalorização salarial.

Para o presidente da SRSul, Enfermeiro Sérgio Branco, a participação neste Meeting, por todos os Enfermeiros, é mais do que uma oportunidade para pensar em conjunto os grandes desafios do nosso tempo. “É também a oportunidade de fazer parte da construção do futuro da Enfermagem”, afirmou.

Porque é preciso pensar em novas políticas, aproveitando também os conhecimentos adquiridos a partir da presente pandemia, Sérgio Branco apela para que todos se inscrevam, tendo também em conta que este 2.º Meeting se realiza num espírito universal como forma de assinalar os 200 anos do nascimento de Florence Nightingale, considerada a pioneira da Enfermagem moderna.

Veja aqui o Programa e inscreva-se aqui porque vale a pena pensar mais à frente. Este Meeting está acreditado pela Ordem dos Enfermeiros.