ICN anuncia tema para o Dia Internacional do Enfermeiro para 2021

  • 16-10-2020

O Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) anunciou o tema para o Dia Internacional do Enfermeiro para 2021 (#IND2021) - Enfermeiros: Uma Voz para Liderar - com o subtema “Uma Visão para o Futuro dos Cuidados de Saúde”.

 

Annette Kennedy, presidente do ICN, referiu que este tema para 2021 evidencia que “a pandemia global COVID-19 mostrou ao mundo o importante papel que os Enfermeiros desempenham para manter as pessoas saudáveis ao longo da vida. Embora tenha havido uma perturbação significativa dos cuidados de saúde, também houve uma inovação significativa que melhorou o acesso aos cuidados de saúde. Em 2021, vamos focar-nos nas mudanças e inovações na Enfermagem e na forma como isso acabará por moldar o futuro dos cuidados de saúde."

 

Howard Catton, director executivo do ICN, acrescentou que "a pandemia expôs as fraquezas dos nossos sistemas de saúde e as enormes pressões que os nossos Enfermeiros estão a sofrer, bem como a iluminar o seu incrível empenho e coragem. O que a pandemia também fez foi dar-nos a oportunidade de pedir um recomeço e a oportunidade de explorar novos modelos de cuidados onde os Enfermeiros estão no centro dos nossos sistemas de saúde. Só podemos alcançar esta visão de futuros cuidados de saúde gerando novas políticas que abram caminho para esta mudança."

 

Todos os anos, o ICN produz conteúdos para informar o público e apoiar os Enfermeiros no Dia Internacional do Enfermeiro. Isto inclui um relatório, estudos de caso, cartazes, vídeos, entrevistas e logotipos para as redes sociais. O ICN está a apelar aos Enfermeiros para que partilhem as suas histórias sob a forma de um estudo de caso para fazerem parte do IND2021. As directrizes e modelos sobre como submeter um estudo de caso podem ser encontrados aqui. As submissões de estudos de caso e quaisquer perguntas devem ser enviadas para indstories@icn.ch. Os estudos de caso anteriores e os recursos do Dia Internacional do Enfermeiro podem ser encontrados em www.icnvoicetolead.com.

 

Luís Filipe Barreira, Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros, considera que o tema do Dia Internacional do Enfermeiro para 2021 “reflecte sobre o impacto da COVID-19 no sistema de saúde e na profissão de Enfermagem e como estes poderão ser afectados no futuro. Os Enfermeiros, como a maior profissão de saúde, devem desempenhar um papel fundamental no planeamento do futuro dos cuidados de saúde”. Luis Barreira refere ainda que “este é o momento de repensar os modelos assistenciais de saúde tendo em consideração as necessidades das pessoas.”

 

O Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de Maio, tendo sido criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros, sendo que a data escolhida remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da Enfermagem moderna.