OE apela à realização de testes aos profissionais de Saúde

A Ordem dos Enfermeiros enviou um ofício ao Ministério da Saúde a solicitar que se inicie, urgentemente, a realização de testes, em tempo útil, a todas as equipas que neste momento asseguram cuidados de saúde, cumprindo, assim, a recomendação da OMS.

Atendendo ao crescente número de profissionais de saúde afectados, o que coloca em risco a resposta à pandemia, e face aos relatos que dão conta da existência de profissionais a aguardar mais de quatro dias após terem estado expostos a doentes positivos para COVID-19, a OE solicita a massificação dos testes aos profissionais de Saúde, sob pena de, em pouco tempo, não haver recursos humanos em condições de prestar cuidados de Saúde.

A OE sugere que estes testes sejam realizados, primeiramente e de forma periódica, aos profissionais que se encontram em funções nas áreas mais críticas, como os lares, centros de diagnóstico pneumológico, serviços de urgência, serviços de infecciologia e de cuidados intensivos e áreas dedicadas COVID-19. De igual forma se recomenda, também, que sejam realizados testes às equipas de profissionais que fazem a rotação de descanso, no dia imediatamente anterior ao do seu regresso ao serviço, o que permitiria reduzir o risco de transmissão a outros profissionais e doentes.

Também hoje, a OE solicitou ainda à tutela que seja emitida orientação urgente relativa ao correcto manuseamento e higienização das fardas usadas, face às inúmeras exposições recebidas sobre este assunto, que dão conta da inexistência de um espaço próprio para o efeito nas unidades de saúde. Muitos Enfermeiros reportaram à OE a obrigatoriedade de higienização em casa ou o armazenamento para o turno seguinte nos mesmos cacifos em que guardam a sua roupa, procedimentos estes que devem ser rejeitados.

Importa reiterar junto das unidades de saúde a necessidade de disponibilizar fardas únicas ou descartáveis, assegurando o seu correcto manuseamento e higienização, devendo toda a roupa usada ser considerada contaminada e manuseada com a menor agitação possível.

Da segurança dos nossos profissionais de saúde depende a segurança de todos.

Consulte os ofícios