“Vamos perder a batalha da contratação de Enfermeiros”

  • 28-10-2021

 

Portugal é o único País europeu que não está a investir nos recursos humanos na área da Saúde, em particular nos Enfermeiros, que são neste momento procurados por todos os Estados. Só a Espanha, país que ultrapassou o Reino Unido e a Suíça na lista de países que mais Enfermeiros portugueses receberam no ano passado, precisa neste momento de 5 mil Enfermeiros.

 

Estas foram algumas das conclusões do workshop “O que aprendemos com a crise de saúde para reforçar nossa resiliência?”, organizado pela União Europeia da Hospitalização Privada, em Bruxelas, que contou com participantes de toda a Europa e com a Bastonária da OE.

 

Ana Rita Cavaco, que fez uma apresentação onde mostrou, mais uma vez, que Portugal é dos países com o rácio mais baixo de Enfermeiros por mil habitantes, constatou também que o nosso País é o único que continua a canalizar grande parte do investimento na Saúde para as infraestruturas, devido à falta de investimento desde há anos, quando já devia estar a investir nos recursos humanos.

 

“Vamos perder a batalha da contratação de Enfermeiros”, concluiu, assim, a Bastonária, face às intervenções dos representantes dos vários países, onde todos reconheceram que uma das grandes lições da pandemia foi a necessidade de investir e valorizar os Enfermeiros.

 

O encontro foi encerrado pela Comissão Europeia, que corroborou a urgência de investir na formação e na carreira dos Enfermeiros.