Unidade sem condições põe em risco de vida doentes com Covid em Penafiel e hospital substitui Enfermeiros por videovigilância

• 15-12-2020

Os doentes Covid que necessitam de ventilação estão a ser internados numa unidade sem condições e profissionais sem experiência em cuidados intensivos, em Penafiel, o que coloca em risco a vida destes doentes.

A denúncia foi feita à Ordem e é assinada por um grupo de Enfermeiros que foram colocados nesta unidade sem terem recebido qualquer tipo de formação/ integração em cuidados intensivos, e que consideram que a situação adoptada compromete a saúde dos doentes e não garante as condições de exercício de Enfermagem com qualidade e segurança.

De acordo com a exposição, a equipa não possui as competências necessárias para a prestação do cuidado exigido, pelo que desresponsabilizam-se, civil e disciplinarmente, pelos acidentes ou incidentes que possam ocorrer na sequência da falta de conhecimento para a prestação de cuidados e ainda devido às anómalas condições físicas da estrutura e da organização do serviço.

Em causa está a falta de condições de vigilância e de cuidados a doentes com Covid ventilados, numa estrutura sem condições, onde foram instaladas câmaras de vídeo vigilância, o que é manifestamente ilegal e, como tal, recusado pelos profissionais.

O Conselho de Administração, num primeiro momento, deu razão aos Enfermeiros, deliberando que a unidade se mantivesse como nível 2 (sem doentes ventilados), enquanto não fossem criadas novas instalações, mas, face à ameaça de demissão da Directora do Serviço de Medicina Intensiva, até ao momento a situação mantém-se, o que levou o Enfermeiro Director a denunciar a situação junto da OE.

Desta situação, a OE deu conhecimento ao Ministério da Saúde, à Comissão Nacional de Protecção de Dados e ao Ministério Público.