Todos os Enfermeiros do Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Évora pedem escusa de responsabilidade

• 27-02-2023

Pediram escusa de responsabilidade todos os enfermeiros do Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Espírito Santo de Évora.

Em causa está a falta de profissionais necessários à prestação de cuidados de saúde de qualidade a crianças e jovens nas devidas condições de segurança.

A equipa de enfermagem afeta a este Serviço é composta por 21 elementos, abaixo das dotações seguras de enfermagem que calculam uma equipa constituída por 26 pessoas.

A esta situação, acresce o facto de existirem 3 enfermeiros com ausência médica de longa duração, bem como outras situações de ausências por curtos períodos de tempo.

Atualmente o Serviço funciona com 18 elementos pelo que não é possível ter o número de enfermeiros por turno adequado aos postos de trabalho.

Desde o segundo semestre de 2022, os enfermeiros da equipa da urgência pediátrica desta unidade hospitalar contam, individualmente, com cerca de 30 a 40 horas a mais, em cada horário de 4 semanas.

E cada elemento tem cerca de 20 a 30 feriados e tolerâncias para gozar.

O número reduzido de enfermeiros tem consequência imediata no aumento do tempo de espera no processo da Triagem de Manchester, bem como na vigilância das crianças e jovens em situação aguda que se encontram nos SO.

A Ordem dos Enfermeiros alerta, mais uma vez, para a pressão inaceitável exercida sobre as equipas de enfermagem que põe em causa a saúde dos doentes e a prática adequada da profissão.

E cada elemento tem cerca de 20 a 30 feriados e tolerâncias para gozar.