Sessão Solene: Apresentação da Ontologia de Enfermagem

• 11-03-2021

A Ordem dos Enfermeiros convida todos os Enfermeiros e estudantes de Enfermagem a participar na Sessão Solene: Apresentação da Ontologia de Enfermagem no dia 18 de Março, das 17h00 às 19h00.

Esta parceria estabelecida entre a OE com a Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), foi um longo processo que culminou na aprovação da Ontologia de Enfermagem, com vista à sua incorporação nos aplicativos informáticos em uso em Portugal.

Neste evento, será apresentada a Versão 1.2020 da Ontologia de Enfermagem, aprovada já em 2021, com os contributos de todos os Colégios de Especialidade, cuja sessão solene representa um marco histórico na vida da profissão, o que se traduzirá numa melhoria significativa da qualidade e fiabilidade dos indicadores e na redução do tempo consumido nos registos.

O evento será transmitido através do Facebook da Ordem dos Enfermeiros sendo que a inscrição é gratuita, mas obrigatória no Balcão Único e conta com a presença da Sra. Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Enfª Ana Rita Cavaco; Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Doutor Luís Goes Pinheiro; os docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Prof. Doutor Abel Paiva e  Prof. Doutor Filipe Pereira; Presidente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Prof. Doutor António Luís Carvalho.

Após um processo de informatização dos registos de Enfermagem com mais de duas décadas e, conscientes que a utilização da Ontologia de Enfermagem permitirá que todos os sistemas processem informação interoperável de um ponto de vista semântico, a Ordem dos Enfermeiros assume a responsabilidade de definir a especificação dos dados estruturados, para inferir os diagnósticos e as intervenções de Enfermagem.

Inscreva-se através do link: