Seis competências acrescidas disponíveis no Balcão Único

  • 21-08-2019

São seis as competências acrescidas que já podem ser pedidas através do Balcão Único em áreas de exercício profissional nas quais os Enfermeiros exercem há muitos anos, mas, até agora, sem o reconhecimento formal:  Gestão, Supervisão Clínica, Enfermagem do Trabalho, Emergência Extra-Hospitalar, Psicoterapia e Estomaterapia. Além destas, estão ainda em desenvolvimento outras nove: Saúde Escolar, Tratamento de Feridas e Viabilidade Tecidular , Enfermagem Forense, Enfermagem Hiperbárica e Subaquática, Enfermagem Oncológica, Enfermagem no Desporto, Enfermagem em Controlo de Infecção, Enfermagem no Reprocessamento de Dispositivos Médicos e Enfermagem em Endoscopia Digestiva.

 

As competências acrescidas, desenvolvidas nos últimos três anos pela OE, permitem o reconhecimento formal do percurso profissional dos Enfermeiros nas respectivas áreas de exercício profissional.

 

A atribuição destas competências é de grande importância para o desenvolvimento técnico-científico da profissão, valorizando anos e anos de trabalho sem reconhecimento, e o processo de obtenção é simples: os pedidos de certificação podem ser realizados através de um formulário próprio disponível no Balcão Único.

 

Trata-se de um compromisso assumido pela Ordem no caminho da valorização profissional sem precedentes.

 

Recordamos que o Regulamento Geral das Áreas de Competência Acrescida prevê não só a certificação das habilitações dos enfermeiros, mas também a apresentação de propostas para o reconhecimento de novas áreas de competências.

 

Veja o vídeo e siga os passos para pedir a atribuição das suas competências acrescidas.