Professor Abel Paiva e Silva recebe o Prémio Kim Mo-Im de Inovação e Impacto da Política do ICN para 2021

  • 09-08-2021

O Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) e a Ordem dos Enfermeiros têm o prazer de anunciar que o Professor Abel Avelino de Paiva e Silva é o galardoado com o Prémio Kim Mo-Im de Inovação e Impacto da Política de Enfermeiros 2021 do ICN, em reconhecimento da sua influência na ciência e documentação de Enfermagem em Portugal. O Prémio será entregue no Congresso online do ICN, em Novembro.

 

O Professor Abel Paiva tem trabalhado na concepção e especificação de um modelo de dados para a integração de documentação de enfermagem nos sistemas electrónicos de informação de saúde desde 1996.

 

Devido ao seu trabalho, que incorpora a Classificação Internacional da Prática de Enfermagem (CIPE®), todos os registos clínicos de enfermagem em Portugal são integrados no Centro Português de Dados de Saúde, dando destaque e aumentando a visibilidade da enfermagem e a sua contribuição para a saúde da nação.

 

O Professor Abel Paiva foi nomeado para o Prémio pela Ordem dos Enfermeiros. O Vice-Presidente da Ordem, Luís Filipe Barreira, afirmou:

 

"Este é um momento histórico para a enfermagem portuguesa, não só pela distinção atribuída a Abel Paiva, mas também pelo trabalho desenvolvido pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em colaboração com a Ordem dos Enfermeiros, sobre o desenvolvimento e utilização de uma ontologia de enfermagem. É com grande orgulho que a Ordem dos Enfermeiros esteve na génese deste prémio a Abel Paiva e vê o esforço e dedicação dos seus profissionais serem reconhecidos pela sua excelência a nível internacional".

 

Em 2002, o Professor de Paiva e Silva tornou-se o primeiro enfermeiro português a obter o grau de doutor em enfermagem numa Universidade Portuguesa (Universidade do Porto), ao apresentar uma teoria explicativa da mudança nos sistemas de informação de enfermagem. Ao longo dos anos orientou mais de 30 enfermeiros em programas de doutoramento em enfermagem, contribuindo para um avanço significativo na formação pós-graduada em enfermagem.

O Prémio Kim Mo-Im é atribuído de dois em dois anos a um enfermeiro que tenha demonstrado inovação e impacto político. Centra-se numa questão-chave global da época e a estratégia estabelecida pelo ICN.

 

Como vencedor do prémio, o Professor Paiva e Silva será convidado a falar sobre o seu trabalho no Congresso online do ICN, em Novembro. Receberá também uma bolsa de 10.000 dólares (em duas tranches), que poderá utilizar para desenvolver e apoiar o seu trabalho inovador.

 

O Prémio Kim Mo-Im Inovação Política e Impacto marca as realizações da Dr.ª Kim Mo-Im, que foi presidente do ICN de 1989 a 1993. Ela foi pioneira e líder evolutiva em várias áreas de desenvolvimento social e de saúde. Foi a primeira enfermeira na Coreia do Sul nomeada como Ministra da Saúde e Bem-Estar e foi membro do Painel de Peritos de Enfermagem da Organização Mundial da Saúde durante 20 anos.

 

Galardoados anteriores

 

O primeiro prémio foi concedido no Congresso do ICN em Barcelona em 2017 à Dra. Miaofen Yen pelo seu trabalho na criação de um Programa Avançado Internacional em Enfermagem na Universidade Nacional Cheung Kung em Taiwan.

 

Em 2019, Elias Al Aaraj recebeu o prémio por introduzir serviços de redução de danos no Líbano e noutros países do Médio Oriente e do Norte de África.