Ordem realiza primeira auditoria de Concessão da Idoneidade Formativa

• 30-06-2021

No âmbito do Processo de Acreditação da Idoneidade Formativa dos Contextos da Prática Clínica, a Ordem dos Enfermeiros realizou, no passado dia 21 de Junho, a primeira auditoria de Concessão da Idoneidade formativa ao contexto - Especialidades Cirúrgicas, do Hospital Padre Américo no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE.

A Ordem dos Enfermeiros (OE)  no sentido de regular o acesso e o exercício da profissão vê com grande relevância a Idoneidade Formativa dos Contextos de Prática Clínica, como um instrumento cooperativo com as instituições de saúde para garantir elevados padrões de qualidade e segurança da prestação de cuidados, gerais e especializados, e dos processos formativos realizados em enfermagem.

A Idoneidade Formativa é um instrumento que promove a investigação clínica e a criação de cultura de especialidade, enraizados numa filosofia de melhoria contínua, e identifica os contextos de âmbito nacional que possuem um ambiente favorável ao desenvolvimento de processos formativos em Enfermagem, organizados pela Ordem dos Enfermeiros.

Um dos grandes objectivos do processo de acreditação é a determinação da capacidade formativa dos contextos da prática clínica, no âmbito do licenciatura e dos processos de especialização, garantindo que todos os processos formativos sejam realizados em contextos acreditados.

Segundo o Vice-presidente da OE, Luís Barreira, “este processo é fundamental para criar um desenvolvimento sustentado da profissão ao nível da qualidade da formação e da aquisição de competências nos processos formativos”.

Mais de duas dezenas de candidaturas já foram submetidas, com mais de 1900 interacções de utilizadores na plataforma de acreditação.

“É missão da OE contribuir de forma decisiva para a valorização profissional e promover cuidados de enfermagem de excelência à população”, acrescenta Luís Barreira.

No link seguinte encontra toda a informação relativa à Estrutura de Idoneidades: