Ordem ouvida no Parlamento sobre carreira de Enfermagem

• 13-08-2020

A Ordem dos Enfermeiros vai ser ouvida no Parlamento sobre a Carreira de Enfermagem, por iniciativa da Comissão da Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local.

Esta Comissão constituiu um Grupo de Trabalho para aprofundar a matéria relacionada com Alteração ao Regime da Carreira de Enfermagem, na sequência da baixa à Comissão de iniciativas legislativas do BE, PCP e CDS-PP. A OE é a primeira entidade a ser chamada e será ouvida no dia 8 de Setembro às 17h00.

Recorde-se que, já em Maio, a Bastonária, Ana Rita Cavaco, foi ouvida na Comissão parlamentar de Saúde, onde criticou o facto de a Enfermagem ainda não ter sido considerada profissão de risco, bem como a situação de  os Enfermeiros se reformarem aos 66 anos. Os pontos, o reposicionamento da carreira são outras questões para as quais a OE tem vindo a alertar.

“Esta é a altura certa para mudarmos o que tem que ser mudado. Passar das palmas aos actos e dar, efectivamente, uma carreira aos Enfermeiros. Essa sim é uma forma de reconhecimento”, defende a Bastonária, Ana Rita Cavaco.