Novas medidas da OE poupam mais de 1 milhão e meio aos Enfermeiros

  • 08-10-2019

Em apenas um ano e meio, os Enfermeiros pouparam mais de um milhão e meio de euros com as novas medidas implementadas pela OE, relativamente às quotas e à isenção de pagamentos de declarações.

 

De acordo com os mais recentes dados do Balcão Único, que entrou em funcionamento em Março de 2018 e que permite aos Enfermeiros realizarem várias operações on-line, foram realizados mais de 100 mil pedidos.

 

“Estes números mostram o sucesso da aposta no Balcão Único, uma das grandes novidades do site da OE, o que também aproximou os Enfermeiros da sua Ordem”, refere a Bastonária Ana Rita Cavaco.

 

Só no que diz respeito à isenção de quotas, 15743 membros beneficiaram de isenção parcial ou total.

 

Relativamente ao desconto da quota de Dezembro, 10581 membros foram abrangidos por esta medida no ano passado e este ano serão mais de 22 mil enfermeiros.

 

Os Enfermeiros recorreram ao Balcão Único, sobretudo, para pedir declarações, tendo sido emitidas mais de 50 mil, a custo zero, depois da OE ter posto fim ao pagamento de 80 euros por cada declaração certificada e traduzida para inglês ou francês. Agora, elas estão disponíveis no Balcão Único, sem qualquer custo ou deslocação.

 

Foi também neste mandato que os Enfermeiros deixaram de pagar 10 euros de multa para a revalidação da cédula profissional.

 

Em média, registam-se 1400 pedidos por semana. Além das declarações e actualizações de dados pessoais e financeiros, os Enfermeiros também podem pedir a atribuição de competências acrescidas e certificação de competências através desta plataforma.