Mais de 6500 escusas apresentadas por Enfermeiros

  • 18-08-2022

A Ordem dos Enfermeiros já recebeu mais de 6500 pedidos de escusa de responsabilidade de Enfermeiros, mais 974 face à Junho, quando a OE divulgou os últimos dados. No total, e até à presente data, a OE recebeu 6541 pedidos de escusa de responsabilidade, quando em Junho havia 5567.

 

Só na zona Centro, os pedidos de escusa ascendem a 4500,  sobretudo devido às situações que se vivem em Leiria e nas Caldas da Rainha. Entre as declarações que chegaram à OE, a maioria corresponde novamente a profissionais do Hospital de Leiria.

 

A região Sul, com um total de 1726 declarações de escusa, é a segunda zona do País mais afectada, com o hospital do Algarve a encabeçar o número de escusas, seguido do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, que abrange o Santa Maria. Também o Amadora-Sintra e o Hospital de Setúbal têm um grande número de escusas apresentadas por Enfermeiros.

 

Os números mostram que as declarações de escusa de responsabilidade quintuplicaram desde Novembro, altura em que tinham sido entregues 1300 declarações de Enfermeiros.

 

Em causa está a degradação dos serviços, sobretudo devido à falta de Enfermeiros, o que leva ao incumprimento das dotações seguras, pondo em causa a qualidade e segurança dos cuidados prestados.

 

Esta declaração foi disponibilizada pela OE a todos os Enfermeiros para acautelar a eventual responsabilidade disciplinar, civil ou mesmo criminal dos Enfermeiros face ao elevado número de doentes a seu cargo, uma vez que está demonstrado por estudos internacionais que por cada doente a mais a cargo de um Enfermeiro a mortalidade sobe 7% nos hospitais.