Kit Dia Internacional do Enfermeiro 2021

  • 12-05-2021

Parabéns a todos os Enfermeiros!

 

Hoje celebra-se o Dia Internacional do Enfermeiro. Como tal estamos todos de parabéns!

 

“Em tempos de grande adversidade e superação hoje é dia de celebrar as vitórias. As grandes, as pequenas, o trabalho diário, a exaustão, os grandes e pequenos progressos em todo e cada um dos contextos profissionais. Todos somos Enfermeiros e todos estamos de parabéns, porque é o nosso dia”.

 

As palavras são de Luís Filipe Barreira, Vice-Presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros, que lembra que, “hoje, como nunca, os olhos do mundo estão nos Enfermeiros e no papel fulcral que desempenhamos nos cuidados de saúde”.

 

É neste contexto que o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) lançou o seu relatório anual, que tem como lema "Enfermeiros: Uma voz para liderar – Uma Visão de Futuro para os Cuidados de Saúde” do original «Nurses: A Voice to Lead – A Vision For Future Healthcare". Como habitual, a Ordem dos Enfermeiros (OE) associa-se a esta iniciativa, traduzindo o documento e disponibilizando-o a todos os enfermeiros no seu site.

 

O novo relatório do Conselho Internacional de Enfermeiros lançado no Dia Internacional do Enfermeiro apela a que os Enfermeiros sejam os arquitectos e os designers dos futuros sistemas de saúde e não apenas os prestadores de cuidados de saúde. Assim, é demonstrado o papel vital que os Enfermeiros desempenham em serviços de saúde bem sucedidos e defende um maior envolvimento dos líderes de Enfermagem em todas as organizações de cuidados de saúde e a todos os níveis, incluindo o governo. No documento é definida uma visão para os cuidados de saúde futuros, demonstrando que colocar enfermeiros em posições de influência e poder, conduzirá a abordagens mais centradas e integradas nos cuidados de saúde e, consequentemente, a resultados mais positivos para as pessoas e comunidades que os Enfermeiros servem.

 

O relatório do ICN destaca as transformações que os enfermeiros têm liderado durante a pandemia, o apoio que a força de trabalho em enfermagem requer e a necessidade dos futuros sistemas de saúde irem muito além da preparação para a pandemia e estarem aptos para todas as necessidades futuras de cuidados de saúde. Assim, o Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros refere que “este relatório do ICN demonstra que precisamos de sistemas de saúde muito mais fortes e resilientes  Devemos também abordar as desigualdades que estão no cerne dos nossos actuais sistemas de saúde e isso significa que é urgente que os enfermeiros ocupem mais posições de liderança".

 

O Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de Maio, no dia do aniversário do nascimento de Florence Nightingale.

 

Ao assinalar a efeméride, a presidente do ICN, Annette Kennedy, sublinhou que este ano “prestamos homenagem aos 27 milhões de enfermeiros do mundo que demonstraram uma coragem excepcional, compaixão, competência e capacidade de liderança face à pandemia. Salvaram muitas vidas mas, infelizmente, milhares deles sacrificaram as suas. Recordamo-las hoje e sempre.” Sobre o documento considera ser essencial " que os governos actuem agora para mitigar e melhorar a retenção de enfermeiros. Será necessário maior Investimento, melhores salários e condições de trabalho se quisermos salvar os nossos sistemas de saúde em todo o mundo.”

 

A investigação do ICN sugere que 80% dos enfermeiros sofrem de problemas de saúde mental, burnout, depressão, transtorno de stress pós-traumático relacionada com a COVID e que serão necessários 13 milhões de enfermeiros para preencher a escassez global de enfermeiras nos próximos anos.

 

 

Aceda à versão portuguesa do KIT DIE 2021 aqui

 

Aceda aqui aos cartazes

 

Versão 1 A3

Versão 1 A4

Versão 2 A3

Versão 2 A4