Governo recusa pagar horas extra aos Enfermeiros da vacinação

  • 03-05-2021

A OE teve conhecimento de que vários Enfermeiros estão a ser notificados a participar no plano de vacinação contra a Covid-19, através do regime de mobilidade a tempo inteiro ou a parcial.

 

Desde modo, os Enfermeiros que queiram participar, teriam de abandonar o seu local de trabalho, deslocando-se para os centros de vacinação, dentro do horário laboral, ao invés de irem em horário pós-laboral.

 

Numa altura em que se confirma que estão em falta 11,5 milhões de consultas em Centros de Saúde, 26 milhões de atos de diagnóstico, 126 mil cirurgias e 400 mil rastreios oncológicos (dados do Portal da Transparência), o Governo quer retirar Enfermeiros de hospitais e outras instituições de saúde, onde são essenciais para a saúde dos portugueses.

 

Ao mesmo tempo, encontrou uma forma de não pagar horas extraordinárias.

 

Esta medida abusiva contraria completamente o que foi pedido a estes profissionais de Saúde e à OE. que contribuiu com uma lista de quase 9 mil Enfermeiros que declararam estar disponíveis para participar na campanha de vacinação contra a Covid-19, fora do respetivo horário laboral ou que se encontrem desempregados.

 

Veja aqui os emails que estão a ser enviados pela ARSLVT: email 1 | email 2