Enfermeiro emigrado recebe prémio em Bruxelas

  • 20-01-2020

Tem apenas 26 anos, trabalhou quatro anos em Portugal, e há dez meses rumou a Espanha com a ajuda de um projecto da Comissão Europeia que agora o premiou. Pedro Miguel Rocha conseguiu trabalho em Santander com o programa Your First EURES Job (YFEJ), que este ano assinala 25 anos e lançou um concurso para que os jovens reflectissem sobre a mudança de País. Pedro foi um dos três vencedores, o único português, e vai receber o prémio em Bruxelas no próximo dia 30 de Janeiro.

 

“A minha experiência em Portugal não foi a melhor. Quando terminei o curso comecei a trabalhar de imediato com condições precárias. Era um recibo verde, um falso recibo verde”, explica o Enfermeiro Pedro, que hoje se sente realizado e não pensa, para já, voltar. Reconhece as melhores condições de trabalho, com perspectivas de progressão e remuneratórias.

 

“Quando era estudante não tinha noção do panorama geral da nossa profissão e foi um choque para mim quando finalmente percebi como era o mundo real, o mundo do trabalho”, acrescenta Pedro.

 

Este é um testemunho na primeira pessoa de um dos milhares de Enfermeiros que têm abandonado Portugal em busca de melhores condições de trabalho. Neste percurso, Pedro Miguel Rocha não esquece, porém, o que correu bem em Portugal: “A Bastonária passou daquela pessoa que eu apenas via nos meios de comunicação social para aquela pessoa que me ligava e me envia mensagens a dar-me força e coragem para não desistir e não ter medo. Nunca esquecerei o grande papel da Ordem dos Enfermeiros e a sua ajuda”.

 

Parabéns Pedro!