Enfermeira lança livro “Testemunhos de vida em uma unidade de cuidados intensivos”

  • 15-12-2021

Enfermeira há 28 anos, 20 dos quais dedicada aos Cuidados Intensivos, Júlia Fernandes acaba de lançar a obra “Testemunhos de vida em uma unidade de cuidados intensivos”, um livro que reúne os relatos das experiências vividas por 25 profissionais de saúde, 10 doentes e 10 familiares.

 

“Entendi que deveria dar voz e visibilidade às acções humanas silenciosas que não podem ser quantificadas e traduzidas em dados estatísticos. Apenas podem ser reveladas por quem as vive e sente”, explica a Enfermeira do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, sublinhando que se vivem tempos de “injustiça, inquietude e preocupação”, recusando-se, porém, a acomodar-se nas “lamentações”.

 

Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica e docente e docente no Ensino Superior, Júlia Fernandes explica que este não é um livro apenas para profissionais de saúde, pelo contrário, o objectivo é dar a conhecer, para quem não conhece, os cuidados desenvolvidos num ambiente tão específico e complexo, como é uma unidade de cuidados intensivos, que descreve também como um espaço de acolhimento, união e partilha.

 

“A realidade inquietante que se vive e se sente nestes serviços é frequentemente ocultada pelas vozes de poder das instituições de saúde. Os diversos equipamentos utilizados no contexto intensivo não trabalham sozinhos. Precisam de alguém qualificado que os manipule, que os ajuste às necessidades especificas do doente, com conhecimento e destreza. Não basta dizer que se possui X camas. É necessário ter profissionais de saúde em número suficiente e devidamente treinados”, sublinha Júlia Fernandes, destacando a necessidade de “reconhecimento do valor de todas as categorias profissionais e do trabalho em equipa”.

 

A Enfermeira desafia, por isso, os gestores hospitalares a aparecerem mais vezes nos serviços e a olharem nos olhos aqueles que cuidam para conhecerem a “verdadeira realidade e trabalho desenvolvido apesar de todas as limitações existentes”.

 

O livro estará disponível em breve em todas as livrarias e locais habituais do País, mas já pode ser adquirido no seguinte link:

https://www.livrariaatlantico.com/lisbon-press/testemunhos-de-vida-em-uma-unidade-de-cuidados-intensivos-profissionais-de-saude-pessoas-doentes-e-familiares