Dia Internacional do Enfermeiro

• 12-05-2022

Parabéns!

Hoje celebra-se o Dia Internacional do Enfermeiro. Como tal, hoje é o nosso dia!

“Depois de dois anos repletos de dificuldades e sacrifícios. Hoje é o nosso dia. É dia de relembrar a resiliência, nosso profissionalismo e dedicação de cada enfermeiro e da enfermagem. Este é o nosso dia. Lembramos hoje não só os momentos menos positivos, mas acima de tudo os momentos bons, celebrando o legado de Florence Nightingale”. Quem o afirma é Luís Filipe Barreira, Vice-Presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros, que sublinha que hoje, mais do que nunca, a sociedade civil no seu todo está ciente da importância e da relevância do papel que desempenham os enfermeiros em todos os contextos de cuidados.

Para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro, o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), lançou o seu relatório anual, que tem como lema «Enfermeiros: Uma voz para liderar – Investir em Enfermagem e respeitar os seus direitos para garantir a saúde global» do original «Nurses: A Voice to Lead – Invest in nursing and respect rights to secure global health».Como habitual, a Ordem dos Enfermeiros (OE) associa-se a esta iniciativa, traduzindo o documento e disponibilizando-o a todos os enfermeiros no seu site.

Este relatório visa ajudar enfermeiros, outros prestadores, governos e organizações internacionais a transformar a estratégia global numa acção local significativa e na melhoria da prática clínica no terreno.

Indo ao encontro do preconizado internacionalmente, este relatório vem reforçar a ideia que é necessário investir em enfermagem para enfrentar os desafios dos cuidados de saúde que se

avizinham.

O Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de Maio, no dia do aniversário do nascimento de Florence Nightingale.

Ao assinalar a efeméride, a presidente do ICN, Pamela Cipriano, lembra que «os enfermeiros deram tudo de si na luta contra a COVID-19, contra o ébola, em zonas de catástrofe e em zonas de guerra. No entanto, continuam a enfrentar falta de pessoal, falta de protecção, elevados volumes de trabalho e baixos salários. Chegou o momento de tomar medidas reais para abordar a segurança no local de trabalho, proteger os enfermeiros e salvaguardar a sua saúde física e mental.”.

Assim, continua destacando que "As mulheres constituem 70% da mão-de-obra global no sector da saúde, mas apenas 25% dos papéis de liderança.  Elas suportam o fardo dos empregos mal remunerados, subvalorizados e dos cuidados não remunerados e do trabalho doméstico. Podemos ajudar a capacitar as mulheres e promover a igualdade de género, investindo na enfermagem”.

Poderá encontrar aqui o Relatório do Dia Internacional do Enfermeiro.