Despedimento de Enfermeiros com Contratos de Substituição

• 25-03-2021

A Ordem dos Enfemeiros enviou no passado dia 24 um ofício à Ministra da Saúde alertando, mais uma vez, para o despedimento de Enfermeiros com contratos de substituição, em Instituições de Saúde.

Apesar das propostas da OE e dos alertas constantes da OMS sobre retenção de Enfermeiros, o Governo continuou a contratar a termo e sem nenhuma estabilidade, por 4 meses. Num ano, durante a pandemia, e por causa disso, emigraram quase 1300 Enfermeiros. Quase tantos como estes em contratos de substituição. Mas fez mais, durante o estado de emergência, o Governo proíbe a rescisão de contratos por parte dos Enfermeiros, mesmo daqueles que ganharam o direito a um lugar de quadro numa instituição de saúde do SNS.

A Ordem dos Enfermeiros não compreende estas decisões, numa altura em que o combate à pandemia continua a depender destes profissionais de saúde, em que existe uma séria possibilidade de uma quarta vaga e desígnio nacional e prioritário de vacinar todos os Portugueses contra a Covid-19. Tudo isto num País com o mais baixo rácio de Enfermeiros por mil habitantes da OCDE.

Pode consultar o ofício enviado à Ministra da Saúde aqui