Ciclo Webinars Idoneidade Formativa

  • 19-08-2021

A Idoneidade Formativa dos Contextos da Prática Clínica (IFCPC) identifica os contextos de âmbito nacional que possuem um ambiente favorável ao desenvolvimento de processos formativos em Enfermagem.

 

A IFCPC constitui o conjunto de requisitos que cada Contexto da Prática Clínica tem de possuir de forma a garantir o desenvolvimento de todos os processos formativos em Enfermagem, em condições adequadas de qualidade e segurança.

 

A dinâmica e a complexidade da sociedade actual exigem aos enfermeiros uma resposta adequada, tornando a regulação da profissão e dos seus processos formativos elementos de crucial importância para a permanente melhoria das competências dos enfermeiros.

 

Com o intuito de fomentar o processo de acreditação da idoneidade formativa dos contextos da prática clínica, pretende-se realizar este ciclo webinar – Idoneidade Formativa: A Construção de Ambientes Favoráveis - com o objetivo de dar a conhecer à comunidade da prática clínica os princípios enformadores, e demais aspetos técnicos associados ao Referencial de Avaliação da Idoneidade Formativa (RAIF), bem como exemplos reais de instituições e contextos da prática clínica que estão a desenvolver o processo.

 

É determinante, nesta fase pós pandémica, reforçar o processo de acreditação da IFCPC enquanto instrumento cooperativo para fortalecer e desenvolver proximidade com as Instituições de Saúde, permitindo dar resposta à diversidade e ao potencial das várias equipas para integrar o projeto de forma participativa e dinâmica, com vista a alcançar ambientes favoráveis ao desenvolvimento de processos formativos no âmbito da Licenciatura em Enfermagem bem como nos diferentes processos formativos conducentes à atribuição de título de Enfermeiro Especialista.

 

Participe nesta iniciativa, efectuando a sua inscrição no Ciclo de Webinars de Idoneidade Formativa a decorrer no mês de Setembro.

 

Inscrições para o Ciclo de Webinars de Idoneidade Formativa:

As inscrições para membros estão disponíveis no Balcão Único e as inscrições para Estudantes de Enfermagem através do seguinte formulário:

https://survey.ordemenfermeiros.pt/surveymobile.aspx?surveyid=5fd20dd4-7e10-473b-8618-1fa8b7617f2d

 

No dia do evento os inscritos receberão um email com o link de acesso.