Candidaturas ao processo de acreditação da Idoneidade Formativa

  • 08-07-2019

Estão abertas as candidaturas ao processo de acreditação da Idoneidade Formativa dos Contextos de Prática Clínica (IFCPC), um conceito essencial na regulamentação e desenvolvimento profissional, agora recuperado e valorizado pela Ordem dos Enfermeiros.

 

Podem já candidatar-se todos os serviços e unidades de saúde nos quais decorram processos formativos em Enfermagem e que cumpram os requisitos do Referencial de Avaliação da Idoneidade Formativa.

 

Para este efeito, a Ordem disponibiliza na sua página toda a informação necessária ao processo de candidatura, sendo possível verificar a totalidade dos requisitos exigidos, tendo em consideração a modalidade (IFCPC Padrão, IFCPC de Referência e IFCPC Modelo) e finalidade (por área de especialidade) da IFCPC. (https://www.ordemenfermeiros.pt/a-ordem/estrutura-de-idoneidades/candidaturas/).

 

As candidaturas podem ser realizadas através do Balcão Único. https://balcaounico.ordemenfermeiros.pt/IF

Caso os serviços necessitem de ajuda técnica para a instrução do processo de candidatura da Idoneidade Formativa dos Contextos de Prática Clínica, podem ainda contactar os serviços da Ordem dos Enfermeiros, através do endereço [email protected].

 

“Para a OE, a Idoneidade Formativa constitui um requisito essencial para a garantia de que a formação e a investigação em Enfermagem se desenvolvem com a qualidade e segurança exigidas para todos os envolvidos, profissionais e destinatários de cuidados de Enfermagem”, explica o vice-presidente, Luís Barreira.