Avaliação de impacte na saúde sobre a adoção de recomendações em matéria de operações urbanísticas na reconversão de áreas industriais com solos contaminados

  • 01-03-2023

 

Em 2017 foi produzido um conjunto de recomendações em matéria de operações urbanísticas na reconversão de áreas industriais com solos contaminados. Estas recomendações incluem várias fases de preparação de um projeto de planeamento urbano. A adoção plena destas recomendações nas operações de reconversão de áreas industriais em urbanas poderá ter impacte na saúde humana.

 

Como tal, foi proposto uma avaliação de impacte na saúde (Health Impact Assessment - HIA) com o objetivo de analisar o impacte da adoção das recomendações nas operações de reconversão.

 

Este trabalho foi realizado no âmbito do Programa de Treino em Health Impact Assessment e descreve as etapas de screening e scoping que foram desenvolvidas utilizando as ferramentas propostas pelo Instituto de Saúde Pública da Irlanda.

 

Este artigo teve a participação da Representante da OE, Enfermeira Manuela Ferreira, no Grupo de Trabalho dos Estudos de Impacte em Saúde que surgiu na sequência da Comissão da Reforma de Saúde Pública.

 

Pode consultar o artigo aqui.