Assinala-se hoje O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

  • 28-04-2021

Esta data foi criada em 2003, na 91.ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, e faz parte da «Estratégia Global de Segurança e Saúde no Trabalho». 

 

O tema deste ano é «Antecipar, preparar e responder a crises - Investir agora em sistemas resilientes de segurança e saúde do trabalho». Pretende-se alertar para a necessidade de se criarem estratégias para fortalecer os sistemas nacionais de segurança e saúde, em contexto de pandemia.

 

Os enfermeiros do trabalho, sendo destacadamente o maior grupo de profissionais de saúde envolvidos na prestação de serviços de saúde no local de trabalho, têm um papel importante a desempenhar na gestão em Saúde Ocupacional.

 

O exercício de Enfermagem do Trabalho é determinante para assegurar o suporte efetivo e integral à pessoa, enquanto trabalhador, a nível ocupacional e no local de trabalho, no âmbito da promoção e proteção da sua saúde, do seu bem-estar e da prevenção na exposição aos riscos/acidentes de trabalho, num papel de gestão de cuidados, participação na investigação e integrado na equipa de saúde.

 

Esta é uma área de exercício profissional dirigida à gestão da saúde e segurança do trabalhador na sua relação com o ambiente de trabalho.

 

Focaliza-se no bem-estar, na promoção, proteção, vigilância e recuperação da saúde, bem como na prevenção de riscos profissionais, de acidentes, doenças profissionais e doenças relacionadas e/ou agravadas pelo trabalho, em parceria com os trabalhadores.

 

A OE congratula todos os Enfermeiros que têm trabalhado com perseverança no combate contra a pandemia Covid-19. Mantenham-se seguros!